quinta-feira, 1 de março de 2012

Quem é o monsenhor Afonso Antero Pequeno?

Solar da Família Antero - Atual Colégio Senhor do Bonfim (a melhor escola particular de Icó/CE)

Afonso Antero Pequeno, mais um a figurar na lista de dez nomes da enquete "Quem é o maior icoense de todos os tempos?", bem no canto direito de seu computador, foi filho do coronel Antônio Teixeira Pequeno e de Maria Antero Pequeno. Nasceu no município de Icó (CE), no dia 24 de julho de 1871.

No ano de 1886, deixou o Icó rumo ao Seminário de Fortaleza. Saindo de lá, partiu, juntamente com o seu tio Francisco, para o Colégio Pio Latino Americano, em Roma, na Itália. Passou cinco anos estudando no colégio romano, dirigido pelos padres da Companhia de Jesus. Também ingressou e se bacharelou em Ciências Filosóficas e Matemáticas, na Universidade Gregoriana, também naquela localidade, não doutorando-se porque teve doença grave, obrigando a deixar Roma em 1892.

Ele também se destacou na área religiosa. Foi secretário de Bispo, e recebeu, em terras icoenses, o título de Monsenhor Camareiro Secreto de Sua Santidade, o Papa Leão XIII. Foi ainda vice-reitor do Seminário da Sagrada Família, em Campos de Goitacazes.

Em 1901 estabeleceu-se no Seminário de Olinda, devido o agravamento de sua saúde. No seminário pernambucano, foi professor e vice-reitor. Logo após, foi vigário da Paróquia de Nossa Senhora da Penha, na Freguesia de Serra Talhada-PE, quando, na ocasião, fundou o Apóstolo da Oração.

# Com dados do Portal da História do Ceará, além dos sites O Nordeste.Com, Serra Talhada.Net e Icó é Notícia.