sexta-feira, 2 de março de 2012

Quem é Pedro Théberge, médico e historiador?

Teatro da Ribeira dos Icós - fachada

Pedro Théberge foi um grande nome do Icó antigo. Historiador e médico, fez história no município icoense, mesmo sendo natural da França. Hoje oferece o seu nome a maior praça da América Latina, o Largo do Théberge, localizado bem no sítio histórico deste município e onde é realizado o tradicional Forricó, considerado o maior evento de forró da Região Centro Sul do Ceará, ocorrido anualmente no mês de julho.

Foi este grande homem, que estampa a enquete deste Blog intitulada "Quem é o maior icoense de todos os tempos?", bem no canto direito de seu computador, que teve a brilhante ideia de se construir no município de Icó, o primeiro teatro do Ceará, o nosso imponente e belo Teatro da Ribeira dos Icós (foto acima), palco de grandes espetáculos, reuniões políticas e eventos diversos.

Construído por volta de 1860, o teatro foi várias vezes reformado e inaugurado por vários prefeitos. Em estilo neoclássico e com um palco elizabertano, o TRI é orgulho para todos nós icoenses. É o principal cartão postal de Icó. É formado por dois pavimentos e no térreo encontram-se três galerias, além de camarotes superiores no primeiro andar.

Sem sombra de dúvidas é uma grande obra construída por este grande homem icoense, que pode não ter nascido em Icó, mas contribuiu e muito para o engrandecimento de nossa terra como patrimônio histórico nacional. O TRI é remanescente da fase áurea da cidade como centro de atividade econômica baseada na criação do gado, no cultivo das vazantes do Rio Salgado e no comércio.

Atualmente, o prédio construído por Pedro Théberge, já que foi o grande responsável pelo custeio da obra, é de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Icó, através de sua Secretaria de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico.

Obrigado Pedro Théberge, pelo magnífico Teatro da Ribeira dos Icós!