terça-feira, 6 de março de 2012

Quem é Bernardo Duarte Brandão, o Barão do Crato?

Icó Atual - Sobrado do Barão do Crato

Icó Antigo - Sobrado do Barão do Crato

Bernardo Duarte Brandão, mais conhecido como Barão do Crato (foto). Homem poderoso do Icó Antigo, ele é mais um a estampar a enquete intitulada "Quem é o maior icoense de todos os tempos?", localizada neste Blog, bem aí no canto direito de seu computador. Vote e participe!

O Barão do Crato fez muita história em Icó. Até os dias atuais, o seu belo sobrado ornamenta o Largo do Théberge. Ao lado da Igreja do Senhor do Bonfim, o casario é um dos muitos monumentos históricos bem conservados e preservados. Nele, atualmente reside a família da nossa amiga Rita de Cássia. Particularmente, consideramos o prédio como um dos mais bonitos ao lado da Casa de Câmara e Cadeia e do Teatro da Ribeira dos Icós. Coincidência ou não, os três apresentam nas suas fachadas a cor amarela, caracterizando ainda mais o valioso sítio arquitetônico icoense.

O sobrado do Barão do Crato, vale frisar, é em estilo colonial, tipo morada simples dos sertanejos com título de nobreza. É uma construção com mais de 200 anos de existência. Dizem que em um dos quartos do andar superior existe um alçapão para um fosso no andar de baixo. O vão se destinava a esconderijo de pessoas ou bens nas ocasiões de combate e saque do cangaço pelos sertões cearenses.

# Com informações do Blog "Conheça Icó" e fotos do arquivo pessoal do historiador icoense Altino Afonso Medeiros (www.altinoafonso.blogspot.com).