sexta-feira, 9 de março de 2012

Quem é o deputado estadual Neto Nunes, ex-prefeito de Icó (CE)?

Deputado estadual Neto Nunes durante discurso na tribuna da AL-CE

1996 era eleito prefeito de Icó, o jovem e destemido Neto Nunes (PMDB). Antes, já tinha sido candidato a deputado estadual, sendo derrotado em 1990. Em 2000, tentou a sua própria reeleição para o Palácio da Alforria, obtendo êxito frente ao médico Cardoso Mota (PSB), hoje seu aliado de primeira hora. Foram oito anos de governo, com acertos e com erros, sendo odiado e sendo querido por muitos de seus conterrâneos.

Muito bem! Neto Nunes participa da enquete deste Blog intitulada "Quem é o maior icoense de todos os tempos?", que está localizada bem aí no canto direito de seu computador. Vote e participe. Vale frisar que, para o vencedor da votação, está sendo reservada uma grande surpresa.

Por sua vez, NN atualmente é deputado estadual pela segunda vez. Hoje é o 2º secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará. Pertence ao PMDB e tem no senador Eunício Oliveira, presidente de seu partido, o seu maior líder político. Tem raízes familiares ligadas a política. Seu pai, Oriel Guimarães Nunes, foi vereador, prefeito e deputado estadual. Seu irmão Ricardo Nunes (PTB) é vereador e já foi presidente da Câmara Municipal. Enquanto que o seu outro irmão é o prefeito Marcos Nunes (PMDB), potencial postulante a reeleição em 2012.

Vale frisar que foi durante a gestão dele a frente da Prefeitura Municipal de Icó que foi revitalizada toda a área do entorno do Largo do Théberge, situado bem no sítio histórico. E mais: em sua administração, o município recebeu as instalações da Faculdade Vale do Salgado (FVS) e o Hospital Regional teve a sua estrutura concluída.

Para muitos, Neto Nunes "é o maior politico vivo do município de Icó". Já são 16 anos de governo "Nunes" só na terra icoense. Será que isso já representa uma oligarquia? Pois bem! A sua grande missão em 2012 é reeleger o seu irmão prefeito, o que dará uma certa tranquilidade para as suas pretensões eleitorais em 2014. Será?