segunda-feira, 21 de maio de 2012

"Tiradas do Baú"

João Brígido foi um dos principais jornalistas do Ceará. Com apenas um ano de idade, este homem de imprensa foi residir em Icó (CE) e, logo depois, em outras tão importantes localidades cearenses, como Quixeramobim e Crato. Na terra icoense, a sua residência se localizava onde hoje está instalado um "bar" bem ao lado da imponente Casa de Câmara e Cadeia, que abriga provisoriamente a sede da Secretaria de Cultura e Turismo.

Assim como muitos ilustres icoenses que atuaram e ainda atuam nesta área, João Brígido pode sim ser considerado um dos maiores jornalistas que o Ceará já teve. Hoje, ele empresta seu nome a uma das ruas mais importantes de Fortaleza, inclusive cortando a avenida Barão de Studart, uma das principais vias de acesso da capital. Infelizmente, fatos como este passam despercebidos pela nossa tão fraca representatividade na Câmara Municipal de Icó.  

Pois bem!

Diante de tudo isso, João Brígido fundou em 1855, no Crato, "O Araripe", além de ter fundado também o jornal "Unitário", que foi a sua grande tribuna e através de cujas colunas, por suas atitudes sempre desassombradas, foi considerado o maior jornalista do Norte do País. Foi deputado provincial, deputado federal, senador e deputado estadual. 

Já hoje o nosso município icoense possue cinco jornalistas por formação. São eles: Regina Sá [irmã do economista Delmiro Jarbas], Yuri Guedes [editor do site Icó é Notícia], Júnior Abreu [chefe de gabinete do senador José Pimentel], Nestor Teixeira [irmão da educadora Ivana Carla] e este blogueiro, candidato a 1º secretário na chapa da situação que disputará a eleição, da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), agora no mês de julho e cujo postulante a presidente é o nosso jornalista João Ferreira do Nascimento, editor de "Municípios" do jornal O Estado.

Nesse sentido, conclamamos a todos a apoiarem esta chapa, que vem trabalhando incansavelmente em favor dos comunicadores interioranos, inclusive realizando encontros regionais em diversas cidades do Interior, como o que ocorreu em Icó, em outubro do ano passado. Nesta semana iniciamos a reforma da sede da entidade que fica localizada em Fortaleza, dentro de um projeto audacioso e sob a supervisão da jornalista Lúcia Barros, editora do jornal "O Regional" e diretora de Relações Públicas da ACEJI. E muitas novidades vem por aí.

Aceitamos este desafio porque acreditamos no trabalho que vem sendo muito bem realizado pela atual gestão. O colega João Ferreira está no exercício da Presidência, já que foi eleito vice-presidente da ACEJI. Por motivos particulares, o presidente Paulo Neves, de Maranguape (CE), renunciou ao cargo, cabendo ao 1º vice-presidente assumir a vacância. Agora, não! O proponente vai disputar voto a voto em uma eleição que a terá como um de seus candidatos.

O desafio é enorme quando pensamos em nomes como o jornalista João Brígido, que pode não ter nascido em Icó, mas é icoense de coração. É pensando em colegas do passado como ele que aceitamos este compromisso, até para bem representar o nosso município e todos àqueles que fazem a comunicação radiofônica e online desta terra, que tem a honra de ter tido filhos tão ilustres como JB, como ele gostava de ser chamado.

Até a vitória com a força de DEUS!