segunda-feira, 7 de maio de 2012

"Tiradas do Baú"

Antes denominávamos de Secretaria de Obras e Serviços Públicos. Hoje, o órgão se transformou na Secretaria de Infraestrutura, nome novo, mas com as mesmas funções da antiga nomenclatura.

Pois muito bem!

Durante a segunda gestão do ex-prefeito de Icó Quilon Peixoto Farias (PSD), um dos três melhores médicos deste município, este cargo foi ocupado pelo advogado Fernando da Escócia, de tradicional família cearense.

Casado com a filha do gestor municipal de então, a enfermeira Quiliana da Escócia, Fernando teve um papel muito significativo naquela administração, que governou o Icó entre 1993 e 1996.

À época, Fernando da Escócia era conhecido como o mais poderoso secretário municipal, com autorização de realizar o que bem entendesse. Tinha a procuração para fazer o que quisesse. Muitos o consideravam como o prefeito de fato, já que o seu sogro não tinha poder de decisão.

Na antiga Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Fernando da Escócia até que realizou um trabalho promissor, mas também adquiriu muita inimizade, inclusive com aliados de outrora.

Deixou um legado não muito agradável com alguns servidores municipais, que o consideravam um gestor ríspido e duro em suas decisões governamentais. Por várias vezes, desfez as "ordens" do prefeito de direito, o seu sogro Quilon Peixoto Farias.

Secretário nenhum naquela época tinha o poder de decidir algo só. Tudo passava pelo crivo do então "todo poderoso" Fernando da Escócia, o então secretário de Obras e Serviços Públicos, que governava o Icó do alto do Palácio da Alforria, sede histórica da Prefeitura Municipal e local onde nasceu o ex-governador do Ceará Nogueira Acioly.

Passou-se os mandatos dos ex-prefeitos Neto Nunes (PMDB) e Cardoso Mota (PSB). E, depois de tanto tempo sofrendo de ostracismo político, eis que Fernando da Escócia é contratado para ser o advogado do SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto, agora sob o comando do correto "boa praça" Júnior Nicolau, que assumiu o órgão com a desincompatibilização de seu ex-diretor presidente Daniel Dantas, que tentará uma vaga na Câmara Municipal de Icó durante a eleição 2012.

Quando ninguém esperava este fato, eis que surge em pleno ano eleitoral. Depois de tanto tempo, Fernando da Escócia resolve dar o "ar da graça" aí pela Terra dos Icós, agora subordinado a uma administração comandada pelos "Nunes", que tanto sofreu perseguição durante os anos em que ele governou o Icó com unha de ferro e prepotência.