terça-feira, 8 de maio de 2012

Primeiro apresentador negro do JN profere palestra no CE

O jornalista Heraldo Pereira abriu oficialmente o curso de extensão sobre "Direito Eleitoral" promovido pela Assembleia Legislativa do Ceará. A aula inaugural foi realizada na manhã desta terça-feira (08), no novo Anexo Deputado José Euclides Ferreira Gomes, inaugurado recentemente pelo presidente Roberto Cláudio e pelo governador Cid Gomes, ambos do PSB.

A atividade faz parte do calendário da Universidade do Parlamento Cearense, que tem como reitora a deputada Patrícia Saboya (PDT), que não esteve presente por estar em Brasília participando de uma audiência acerca do enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes. Por sua vez, a parlamentar cearense foi representada pelo deputado Professor Teodoro (PSD), que é vice-reitor da instituição de ensino superior mantida pela Casa Legislativa.

Além de Roberto Cláudio e Professor Teodoro, quem também esteve prestigiando a aula inaugural do curso de extensão foi o deputado Carlomano Marques (PMDB). Várias personalidades do mundo político e profissionais de comunicação estiveram presentes, inclusive este blogueiro e jornalista.

Lá, tivemos a honra de encontrar o conterrâneo e amigo José Walfrido Mororó Monteiro, o Walfridinho, que é o atual diretor administrativo e financeiro, do Departamento de Arquitetura e Engenharia, do Governo do Estado do Ceará. Aproveitamos o ensejo para conversarmos bastante sobre a conjuntura política de Icó para a eleição de 2012.

Por sua vez, o jornalista Heraldo Pereira, comentarista de política da Rede Globo e apresentador do Jornal Nacional aos sábados, afirmou em alto e bom som, que a eleição de 2012 será altamente fiscalizada, tendo em vista que temos como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), uma ministra de punho forte e com a mão pesada, que é justamente a ministra Carmem Lúcia. 

Ele relatou também que o fator Dilma e o fator Lula ainda terá influência no cenário político, apesar desta ser uma eleição municipal. Quem for aliado desta dupla tem tudo para ser beneficiado perante o conjunto da população. Sobre a CPI do Cachoeira, ele foi enfático: "Quem tiver envolvido com este caso vai sofrer as consequências". Os democratas que se cuidem!

Para ele, o resultado eleitoral deste ano será o estopim para se definir o cenário eleitoral de 2014. Afinal, quem são os possíveis candidatos para daqui há dois anos? Despontam na opinião pública, o próprio Lula, a própria presidenta Dilma Rousseff, ambos do PT; Aécio Neves (PSDB), Eduardo Campos (PSB) e Ciro Gomes, também do PSB. 

De acordo com Heraldo, o Ceará terá um papel importantíssimo em 2014. Ele afirmou que a eleição nacional passa por aqui, tendo em vista que nós temos um nome forte, que é o do ex-governador, ex-prefeito e ex-ministro Ciro Ferreira Gomes. Nesse sentido, o seu irmão Cid Gomes tentará fazer o maior número de prefeitos cearenses que são aliados de seu governo. 

Enfim, Heraldo encerrou a aula inaugural dizendo que "esta eleição se comunica com a eleição de 2014". E se a Lei da Ficha Limpa realmente valer para este ano, pode ter certeza de que o Brasil dará um grande salto de qualidade rumo a acabar com a impunidade, principalmente, de ordem política e eleitoral. 

Ah, a Internet (sites, blogs e redes sociais), segundo Heraldo, vai dar "trabalho" a muito candidato. Sobre a proibição do Twitter por parte do TSE, ele disse que não tem como o órgão judicial fiscalizar esta premissa. Para tanto, o tribunal vai rever esta decisão e, posteriormente, dará o veredicto definitivo. Tudo o que estiver relacionado com a rede mundial de computadores está dentro da comunicação informal. Já os jornais, TVs, rádios e revistas, que compõem os conglomerados de comunicação de massa, estão dentro da comunicação formal.

# Só lembrando: Internet supera jornal e se torna a segunda mídia do Brasil em 2012. Que sirva de dica para os marqueteiros de plantão.