terça-feira, 8 de maio de 2012

Adísia Sá: "Será que não temos prioridades, urgências suficientes para deixar de lado os peixes, dr. Cid?"

Com o título “Prioridades”, eis artigo da professora e jornalista Adísia Sá (foto), que pode ser conferido na página de Opinião do O POVO desta terça-feira (08). Adísia adota posição contrária à construção do Acquario, uma das prioridades definidas pelo Governo Cid Gomes. Confira:

Minha mãe, na experiência de uma vida de luta, dizia, a nós seus filhos, quando pedíamos qualquer coisa: “dinheiro é para roupas e sapatos, e só em aniversário, Natal e Ano Novo. Mas, se querem livros, é só pedir”. Ela tinha prioridades, porque sabia o quanto lhe custava amealhar tostão por tostão na luta diária de sua pequena hospedaria. Custei a compreender quão sábia era minha mãe.

Desde quando comecei a trabalhar, gastar e sentir falta do salário em momentos importantes, cumpro à risca a lição materna e repasso para os mais jovens.

Conto essa memória de família porque dela me lembrei agora, quando acompanho o projeto do Governo de construir o Acquario Ceará. Será que não temos prioridades, urgências suficientes para deixar de lado os peixes, dr. Cid?

Mas, dirá o senhor: “e os turistas que virão visitar nossa Capital atraídos pelo aquário?” Meu Deus: com a única fonte de renda – os ingressos de visitantes – quantos anos para pagar o gigantesco empréstimo feito a bancos estrangeiros? Tostão contra milhão… Gerações ficarão privadas de escolas, moradias, postos de saúde e hospitais porque os reais se foram.

Obra começada e suspensa, retomada e paralisada graças à posição de corporações requerendo dados e esclarecimentos.

Há quem esteja atento ao que se passa e cobre, inclusive, a realização de um “plebiscito municipal sobre a construção do Acquario”. Estou me referindo ao vereador João Alfredo, em boa hora divulgado por Valdemar Menezes em sua coluna de 29/4.

E vai além o colunista: “a consulta seria realizada em outubro, aproveitando o ensejo do comparecimento dos eleitores às urnas para eleger prefeito e vereadores. Essa metodologia de aproveitar eleições convencionais para a realização de consultas diretas aos cidadãos é seguida por outros países, inclusive os Estados Unidos. Tanto por ser mais prática, como mais econômica”. Simples pergunta: “Você é a favor da construção do Acquario Ceará?”

Sábia era minha mãe: “dinheiro para roupas e sapatos só em aniversário, Natal e Ano Novo; mas para livros, é só pedirem.” Há tanto o que se pedir e o que se fazer com os milhões de reais das águas dos peixinhos, dr. Cid.

Adísia Sá


[EM TEMPO] A jornalista Adísia Sá foi nossa professora da disciplina "Ética e Legislação em Jornalismo". Muito competente é, com certeza, a grande baluarte do jornalismo cearense. Nunca esquecemos do artigo de opinião acerca do cantor Zeca Pagodinho e das cervejarias. Escrevemos  este texto para uma de suas aulas. Se é correto um artista realizar um comercial para uma marca de cerveja e, logo em seguida, participar de outra publicidade para outra marca de cerveja. Se é ético ou não. Jamais esperávamos a nota que obtivemos. Para mim, foi uma glória maravilhosa. Muito rígida, fomos obrigados a ler o texto em voz alta para toda a turma. São tempos bons que não voltam mais. Muito obrigado por ter feito parte de nossa formação como jornalista. Os ensinamentos foram valiosos. Obrigado, mestre, por nos presentear com este artigo memorável exposto aí acima.