quarta-feira, 9 de maio de 2012

É verdade, Aécia Leal! Realmente, Saboeiro Existe...

Presidente da ACEJI João Ferreira abrindo os trabalhos da plenária, sendo observado  pelas autoridades (Arruda Bastos, Antônio Ballmann e Duquinha - na mesa à esquerda)
Este blogueiro ao lado do prefeito de Saboeiro Marcondes Ferraz, um calo no sapato do folclórico deputado Perboyre Diógenes, seu adversário político, deixando a cidade arruinada enquanto governou o dinheiro do povo saboeirense
Blogueiro Júnior Pentecoste, da cidade de Pentecoste, ministrando palestra sobre "perseguição de blogueiros"
Momento de descontração durante a seresta com o cantor Danraus. Cervejinha gelada e no ponto. Afinal, ninguém é de ferro!
Na foto, três brilhantes blogueiros (Júnior Pentecoste, Ângelo Alves e Aécia Leal)
Ponto turístico - Caldeirões
O município de Saboeiro, localizado na região dos Inhamuns, foi palco do X Encontro Estadual de Jornalistas, Radialistas e Blogueiros do Ceará, ocorrido no último sábado (05), sob a coordenação da Associação Cearense de Jornalistas do Interior - ACEJI, tão bem presidida pelo jornalista João Ferreira, editor de Municípios do jornal O Estado.

Cerca de 350 profissionais de comunicação participaram desse evento, que contou com o apoio total e irrestrito da Prefeitura Municipal de Saboeiro, na pessoa de seu prefeito Marcondes Ferraz (PSDB) e de sua assessora de comunicação, a blogueira Aécia Leal, do Blog Saboeiro Existe.

De Fortaleza, onde se localiza a sede da ACEJI, se deslocaram mais de 40 comunicadores, dentre eles, jornalistas, radialistas, blogueiros, assessores de imprensa, estudantes de Jornalismo e sócios fundadores dessa associação fundada em 1963 e que está prestes a completar 49 anos de existência. Profissionais de outros municípios também se fizeram presentes, como os icoenses Carlinhos, do Terço dos Homens, e Nélio Miranda, ambos da rádio Brasil FM.

Participamos também como representante de Icó e pudemos constatar a importância que a ACEJI tem para toda a sociedade cearense. Pena que o evento não priorizou atividades voltadas para a qualificação dos comunicadores. É o único ponto negativo que deixamos aqui no "ar" para que nos próximos encontros acejianos possamos priorizar a comunicação de um modo geral. 

Vale destacar que, desde o início de nossa chegada, ainda na noite da última sexta-feira (04), fomos muito bem recebidos, ao som do brilhante repertório do cantor Danraus, uma espécie de Xexéu e Tico de Icó. A festa rolou num clima de muito companheirismo e de muita informação ao pé do ouvido.

No sábado, pela manhã e tarde, foi realizada a plenária do evento, contando com a presença de autoridades, como o deputado federal Antônio Ballmann (PSB), o deputado estadual Manoel Duca da Silveira (PSD) - aquele mesmo da "velha política" praticada em Acaraú - e o secretário de Saúde do Ceará, Arruda Bastos, que inaugurou um posto de saúde bem estruturado e equipado no município de Saboeiro e tornando-se ainda cidadão saboeirense, numa iniciativa do poder legislativo local. A programação ainda constou de um bate-papo acerca da radiodifusão proferida pelo diretor da ACERT (Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão), Gilson Moreira, que é natural de Icó e engenheiro da TV e FM Assembleia, e outro sobre "perseguição a blogueiros" ministrada pelo blogueiro Júnior Pentecoste, da cidade de Pentecoste.

Frisamos que o Blog do Voltaire Xavier novamente foi agraciado com um diploma de reconhecimento oferecido pela ACEJI igualmente como ocorreu durante o VII Encontro Estadual de Jornalistas, Radialistas e Blogueiros do Ceará acontecido em Icó, nossa terra natal, em outubro do ano passado. No diploma consta os seguintes dizeres: "A ACEJI - Associação Cearense de Jornalistas do Interior, confere ao Blog do Voltaire Xavier, o presente diploma em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunicação e à comunidade regional." Assina o documento, o presidente João Ferreira do Nascimento e o prefeito de Saboeiro Marcondes Herbster Ferraz.

Já no domingo (06), após o café da manhã, o prefeito saboeirense fez questão de levar a delegação fortalezense até o único ponto turístico da cidade denominado de "Caldeirões". Um lugar lindíssimo e que merece ser visitado por todos. Um lugar bucólico, exótico e cheio de atração. É nessa hora que acreditamos que realmente Deus existe e que a natureza foi feita para ser apreciada. Vale a pena conhecer!

Agradecimentos especiais: A toda equipe de comunicação da Prefeitura Municipal de Saboeiro pela acolhida e receptividade. São eles: Aécia Leal, Raul Sena, Derlange Paulino Brito e Jerry Andrade. Nossos parabéns!