quarta-feira, 30 de maio de 2012

Estreia - Blog Solidário: Casa Sol Nascente

Uma das instituições mais sérias do Ceará é a Casa Sol Nascente, que realiza um trabalho grandioso em prol de crianças portadoras do vírus HIV/Aids. 

E é sobre esta instituição que hoje, dia 30 de maio, temos a honra de estreiar o quadro "Blog Solidário", cujo propósito é divulgar ações referentes as diversas entidades, organizações não-governamentais (ONG's) e clubes de serviços, tanto de Icó, como do Ceará.

Antes da reforma e ampliação do abrigo - possível com uma campanha do Grupo de Comunicação O Povo, que arrecadou doações e atenção para o Projeto Sol Nascente -, as crianças falavam sobre a Aids e a morte dos pais no quintal de uma casa alugada, debaixo de um pé de árvore. Hoje, não!

Foi feita uma reestruturação na unidade infantil da Casa de Apoio Sol Nascente, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), em março de 2010. As pessoas passaram a respeitar o espaço e as próprias crianças sabem, agora, para onde estão indo.

Na casa alugada, prestes a virar esquecimento, para onde a dezena de crianças abraçadas pelo projeto se mudou depois das chuvas de 2009, não havia espaço para brincar e, muito menos, para crescer. Paulinhos e Beatrizes se atrofiavam na condição de soropositivos, órfãos ou vítimas de abuso sexual. Eram um amontoado de idades, de zero a 12 anos, dentro de caixas de papelão de roupas e calçados. “Todos os de quatro anos vestiam as roupas (para crianças) de quatro anos”, reconstitui a coordenadora do abrigo infantil, Herika Melo.

A identidade ganhou espaço na casa nova. “Aqui é o quarto dos meninos. E essa é a minha cama”, reina um dos Paulinhos da instituição. Do lado de lá, no quarto de bonecas e maquiagens, uma das Beatrizes se agarra ao futuro: “Esse é o meu caderno, minha pasta, minha agenda”. “Hoje, elas têm definido o que é delas. As roupas são nomeadas, cada uma tem um local no guarda-roupa”, observa.

Vale a pena ver de perto este importante projeto. Seja solidário e doe um pouco de sua humanidade. As crianças da Casa Sol Nascente agradecem.

SERVIÇO:

PROJETO SOL NASCENTE
Endereço: Alberto Craveiro, 222, Castelão (no Condomínio Espiritual Uirapuru)
Fortaleza / Ceará / Brasil