quarta-feira, 30 de maio de 2012

JJ e a aparição na TV

Durante toda a semana passada assistimos na televisão, em meio a propaganda partidária obrigatória, o ex-prefeito interino de Icó Jaime Júnior (foto), cuja participação se deu através dos "minutinhos televisivos" destinados ao Democratas, que nesta semana viu o vice-presidente do Ceará Sporting Club, Robinson de Castro, ser alçado a condição de presidente municipal do DEM de Fortaleza.

Na sua participação na televisão, JJ enalteceu o DEM como um grande partido brasileiro, além de tecer significativos comentários acerca da realização da Copa do Mundo de 2014 aqui no Brasil, notadamente no Estado do Ceará. Esqueceu ele de dizer que o Democratas é o antigo PFL - Partido da Frente Liberal -, aquele mesmo que abrigou por muito tempo o ex-senador Antônio Carlos Magalhães ou, como queira, "Toninho Malvadeza", o autor do episódio que ficou conhecido como "painel do Senado Federal". Além de tantos outros como Marco Maciel, Demóstenes Torres e Carlinhos Cachoeira, o maior contraventor que este País já conheceu.

Tirando tudo isso, infelizmente, uma grande parcela da população icoense se prepara para votar em um possível candidato a prefeito que pertence a um partido atualmente sem pouca expressão no cenário nacional e estadual. Aqui no Ceará só possui um deputado estadual, que é Idemar Citó, e nenhum deputado federal. Em Icó, mantém o mandato do vereador Ítalo da Paz, que é presidente municipal da legenda "pefelê".

Em termos de apoio interno, Jaime Júnior tem de sobra. O presidente de seu partido Chiquinho Feitosa já garantiu estrutura ao pré-candidato. Moroni Torgan está voltando de Portugal após longo período "hibernando" na Igreja dos Mormons. Não se sabe se ele será candidato a prefeito ou a vereador de Fortaleza neste ano. O mais provável é que seja a parlamentar fortalezense para tentar fazer o maior número de cadeiras para a próxima legislatura municipal aqui na capital. Contudo, será difícil levá-lo a Icó visando ajudar ao seu correligionário de agremiação política. Se fosse, seria um "peso" altamente positivo para o palanque do democrata icoense.

O certo é que apoio municipal é importante, mas ter aliados fortes de nível estadual em qualquer palanque é igualmente importante. Lembre que, em 2008, na efervescência da eleição daquele ano, o deputado estadual Ely Aguiar, que é do PSDC (27), então partido do então candidato Jaime Júnior, foi ao Icó e fez um verdadeiro estrago contra JJ no palanque de seu adversário, o hoje prefeito Marcos Nunes (PMDB), novamente seu concorrente político. Pertencentes a mesma legenda, mas desunidos em busca da vitória prefeitural.

Enfim, ao invés de ter dado ênfase a falar de Copa do Mundo, etc e tal, evento que sequer chegará perto de Icó em 2014, o ideal era aproveitar este tempo televisivo para debater o município icoense. Claro, sem fazer críticas exageradas, mas apontando erros dessa adminitração e dando possíveis soluções.

É assim que fazemos jornalismo, dando o nosso ponto de vista e opinando sempre que achar necessário. Acata quem achar conveniente...