quinta-feira, 31 de maio de 2012

Desempenho administrativo abaixo da média

A eleição se aproxima e com ela vem as especulações e a política de bastidores. Muito tem sido falado a respeito das chances de nossos três pré-candidatos a prefeito de Icó. São eles: Marcos Nunes (PMDB), o atual; Jaime Júnior (DEM) e Rubens Brasil (PR).

Algumas pesquisas internas indica o prefeito Marcos Nunes (foto) como favorito a conquistar mais uma vitória, seguido logo atrás de seu mais forte opositor chamado Jaime Júnior, o mesmo que ele derrotou em 2008. Já Rubens Brasil será mesmo candidato, ao contrário do que foi noticiado aqui em um post passado. O Blog tomou conhecimento de que o nome de seu companheiro de chapa será divulgado daqui há 15 dias.

Pois bem!

De um lado temos uma candidatura a reeleição. O prefeito terá que trabalhar muito para convencer o seu eleitorado de que realmente precisa continuar no poder. Será uma tarefa árdua, tendo em vista que esta administração não tem muito o que comemorar. A Saúde está falida, a Educação sendo considerada uma das piores do Ceará e obra que é bom quase não tem. Escolas estão sucateadas, postos de saúde abandonados e a cultura tendo que se desdobrar com um orçamento pífio e abaixo da média. 

Mas é verdade também que dois setores se destacaram nesta atual gestão. A Agricultura está de parabéns pelo trabalho realizado. Se o seu secretário fosse para o embate eleitoral, era um dos fortes postulantes a ingressar novamente na Câmara Municipal de Icó. Já a Infraestrutura também merece ser elogiado aqui neste espaço, apesar das poucas obras executadas. Mas pelo pouco que foi feito, o secretário Dácio Pinto também está de parabéns. Até uns dois meses atrás era um dos nomes de peso para o legislativo tupiniquim, ele que é filiado ao Partido Humanista da Solidariedade (PHS).

A pasta de Esportes foi criada na gestão do ex-prefeito interino Jaime Júnior, que não chegou a nomear ninguém para o cargo. Coube ao atual prefeito a responsabilidade de nomear o primeiro secretário de Esportes da história de Icó. Trata-se do comerciante Aroldo Nunes, filho do ex- vereador e ex vice-prefeito Chico Nunes. Porém, é como se não existisse, pois a sua atuação foi medíocre e fraca. A reforma do Estádio Peixotão, parada há muito tempo, fala por si só e vai ser discurso de campanha dos dois candidatos de oposição.

Na Cultura e Turismo, Jequélia Alcântara, acomodada no cargo há quase oito anos, deixou a pasta em busca de novos ares na administração pública. Durante a sua gestão, a Secretaria poderia ter feito mais, já que é uma área que é porta de entrada para o nosso turismo histórico, religioso e arquitetônico. Somente algumas ações pontuais foram realizadas durante este período. Hoje, o órgão é gerido pela sua prima Solange Augusto e a ex-titular aterrisou como uma "miss" desfilando o seu charme e a sua beleza nos grandes corredores do Hospital Regional.

Já o SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto -, só de diretor-presidente tivemos três durante esta gestão. O primeiro foi Diassis Pereira, que rompeu politicamente com o atual prefeito e hoje está no grupo que apoia o democrata Jaime Júnior, inclusive é cotado para ser o seu companheiro de chapa na eleição que se avizinha. Depois veio Daniel Dantas, primo do atual alcaíde icoense e que deixou o órgão visando postular uma das 15 cobiçadas cadeiras da CMI, com legislatura entre 2013 e 2016. E agora quem está lá é o correto advogado Júnior Nicolau, pessoa das mais queridas por parte desse blogueiro. Mas, vale frisar, esta autarquia só funcionou mesmo a contento nos tempos da rápida passagem do comerciante Matheus Monteiro Bizarria, que realizava até então um excelente trabalho no setor, até hoje lembrado por muitos dos funcionários que lá estão, inclusive servidores de carreira.

Dizem que as Finanças estão em ordem. Mas falta estabelecer uma política de valorização para com os servidores do município. Deixar de quitar salários é a gota d'água. Quem trabalha quer receber o seu dinheiro, é óbvio! Sinceramente não conheço e nem tenho conhecimento de quem está a frente do órgão substituindo o ex-bancário Facó, cria do deputado Neto Nunes (PMDB) e que foi plantado dentro do fim da gestão do ex-prefeito Cardoso Mota (PSB) permanecendo até há pouco tempo. Hoje, encontra-se assessorando a Prefeitura Municipal de Cedro.

Sem mais delongas, encerramos dizendo o seguinte: faltou planejamento administrativo no atual governo municipal. O resultado é a atuação apagada de muitos dos auxiliares mais diretos do prefeito Marcos Nunes. Com uma boa equipe, a sua gestão com certeza realizaria muito mais em prol de Icó e de sua gente, ávida por políticas públicas de qualidade. Mas, infelizmente, foi feito o contrário. Acomodações foram feitas visando evitar confrontos com aliados, como o ex-prefeito Quilon Peixoto Farias (PSD), uma espécie de "xerifão" da saúde. No dizer do povo: "Aqui na saúde manda eu". Pelo menos na nomeação de seus titulares. Primeiro Zuila Maciel, depois Daniel Peixoto Maciel e agora Amália Maciel, três irmãos geridos no ventre da matriarca Lourdes Maciel. Só que na prática quem decide tudo nesta área é o deputado estadual Neto Nunes, com forte vigilância. Amália assina, mas não tem poder de decisão. Tudo passa pelo crivo de Cinthya Arruda e Cia. LTDA, a mulher forte que vai administrar a Policlínica do Governo do Estado do Ceará.

Enquanto isso, é esta equipe que vai lutar com "unhas e dentes" para permanecer no poder a partir de janeiro de 2013 e pelos próximos quatro anos. Vamos aguardar os próximos capítulos dessa novela da vida real.