terça-feira, 15 de maio de 2012

População icoense lota CSU e participa de audiência pública sobre UFCA, por site Icó é Notícia


O auditório do Centro Social Urbano [CSU] de Icó teve suas dependências lotadas por setores da sociedade icoense.

Em pauta, a audiência pública sobre a implantação do futuro Campus da Universidade Federal do Cariri [UFCA] no município. Comerciantes, professores, estudantes foram os setores que mais estavam representados no CSU.

A mesa da audiência foi formada pelo prefeito Marcos Nunes; vice-prefeito Charles Peixoto; deputado estadual Neto Nunes; e o presidente da CDL de Icó, Gecione Pereira Martins.

Além deles, a comunidade acadêmica estava representada pelo Grupo de Trabalho que deve elaborar a proposta do Plano de Desenvolvimento Institucional [PDI] da nova universidade, sob a coordenação do professor Ivânio Lopes.

O evento teve como pilar principal apresentar ao Icó como será a UFCA, os possíveis cursos que poderão se instalar e de que forma a população deve se mobilizar para o recebimento deste equipamento educacional do Governo Federal. Ainda deverão ocorrer novas reuniões em breve.

UFCA - O Campus da UFCA na região deverá impactar na educação e economia local. A iniciativa merece a participação de todos. O Icó é Notícia vem acompanhando atentamente ao processo de formação da UFCA.

A criação da nova universidade, que na verdade, é um desmembramento da UFC [Universidade Federal do Ceará], encontra-se na Câmara Federal, cujo Projeto de Lei nº 2208/2011 foi encaminhado à publicação na Coordenação de Comissões Permanentes [CPP] da casa legislativa.

# Nota do Blogueiro: A implantação desse campus em Icó com certeza beneficiará e muito a comunidade local. Os jovens passarão a ter uma universidade pública e de qualidade, assim como rege a Constituição Federal. Sem sombra de dúvida também alavancará a economia do município, gerando novos empregos e mão de obra especializada. Esperamos que nos próximos encontros, a sociedade icoense continue apoiando esta iniciativa. E que as nossas autoridades políticas façam de tudo para este grande sonho se concretizar. Esta meta é de todos nós e não somente do prefeito Marcos Nunes (PMDB). Apenas, ele estava no exercício do mandato quando do anúncio oficial feito pela presidenta Dilma Rousseff (PT), no ano passado, em Brasília, juntamente com o ex-ministro da Educação Fernando Haddad (PT). Parabéns, Icó! O desenvolvimento de uma cidade passa pela educação. A implantação da UFCA é o primeiro passo para que isto aconteça.

[Crédito das fotos - Edilson Fernandes]