quinta-feira, 10 de maio de 2012

Iguatu é destaque na educação. E Icó?

Dez municípios do Estado do Ceará foram agraciados com o Prêmio "Palma de Ouro" - Diamantes da Educação Brasileira.

O prêmio fomenta o aumento da responsabilidade por um segmento tido essencial para o desenvolvimento de todos os setores de uma sociedade. A solenidade de entrega da honraria aconteceu entre os dias 03 e 06 de maio, durante o 10º Congresso Nacional de Secretários de Educação, evento realizado em Florionópolis (SC). 

Dentre os municípios cearenses contemplados está Iguatu, a maior cidade da região Centro-Sul e que vem sendo transformada a cada dia pela gestão do prefeito Agenor Neto (PMDB), que está no cargo há quase oito anos.

O trabalho educacional em Iguatu vem sendo realizado pela equipe da competente secretária de Educação, Benildes Uchôa [na foto recebendo o certificado]. Este prêmio é um reconhecimento a uma gestão ativa e atuante. É resultado de que, em terras iguatuenses, os recursos públicos estão sendo bem aplicados quando o assunto é educação.

Para quem não sabe, Benildes é ex-sócia LEO. O LEO Clube de Iguatu deve muito a esta mulher de fibra que vem realmente revolucionando a educação iguatuense. Antes, ela já tinha passado pela Secretaria de Cultura. Agora, se destaca na pasta de Educação.

Eis, abaixo, os dez municípios cearenses contemplados:

Iguatu - Maria Benildes Uchôa de Araújo
Groaíras - Francisca Hianice Maciel Vasconcelos
Quixeramobim - Maria do Socorro Pinheiro Coutinho
Tejuçuoca - Francisco Carlos Silva de Sousa
Lavras da Mangabeira - Maria Sueli Barreto da Silva
São Benedito - Roberto Dias Macedo
Tauá - João Álcimo Viana Lima
Reriutaba - Maria de Jesus Alves
Amontada - José Isnaldo de Oliveira
Uruburetama - Izabel Rodrigues Batista Nunes

Enquanto isso, o município de Icó continua apresentando índices baixíssimos na área de educação. Só durante o mandato do prefeito Marcos Nunes (PMDB) já passaram pela titularidade da Secretaria Municipal de Educação três secretários. A primeira foi a professora Ivana Carla (ex-diretora da Escola Ana Vieira Pinheiro, hoje chamada de EJA Ana Vieira Pinheiro), que não aguentou a pressão política por cargos, etc e tal. Depois veio Gildomar Gonçalves, um agricultor assumindo função que não lhe competia. Atualmente é o poeta Getúlio Oliveira, que tenta realizar um bom trabalho, mas ainda não mostrou a que veio. Está muito aquém do que o Icó realmente precisa. Falta planejamento em sua administração. Que tal começar dando assistência básica a todas as escolas municipais? Não é com estabelecimentos sucateados e sem merenda escolar que o nosso município dará um salto de qualidade neste setor. [Getúlio também é ex-sócio LEO, sendo governador de todos os LEO Clubes do Ceará em meados da década de 1970].

Em tempo: O Blog tomou conhecimento de que o atual secretário de Educação de Mombaça é o também ex-sócio LEO Delmo Kalleb Sindeaux Torres, ele que é ex-secretário distrital de todos os LEO Clubes do Ceará AL 1997/1998. Realmente, como dizia Marcelo Nazaré, ex-sócio do LEO Clube de Belém, "QUEM É LEO, É LÍDER". Vale destacar que o prefeito mombacense é o dinâmico José Willame Barreto Alencar, ex-presidente de todos os LEO Clubes do Ceará AL 1997/1998. Nesta gestão, este blogueiro era presidente do então glorioso LEO Clube de Icó.