segunda-feira, 7 de maio de 2012

"Doa a quem doer"

Especula-se no município de Icó, o nome da atual coordenadora regional de Saúde (17ª CRES), enfermeira Luciana Barreto, para candidata a vice-prefeita na chapa encabeçada pelo ex-prefeito Jaime Júnior (DEM) na eleição que se avizinha.

É um excelente nome e uma profissional de mão cheia. Mas este burburinho político é pura balela. Alguns dizem que é para tumultuar o processo eleitoral icoense, que promete ser um dos mais disputados de todos os tempos.

Pelo o que o Blog apurou nesta segunda-feira (07), esta hipótese está descartada. Luciana Barreto, que é esposa do fisioterapêuta Marcos Barreto, ex-secretário de Saúde de Icó, em dois mandatos, comporá a equipe de coordenação de campanha do atual prefeito Marcos Nunes (PMDB). E outra: a enfermeira pertence aos quadros do PRB (Partido Republicano Brasileiro), cuja sigla está sob o comando e domínio do deputado estadual Neto Nunes (PMDB), que é irmão do gestor municipal, candidato em potencial à reeleição em outubro de 2012.

A novidade, por hora, fica em torno do Partido dos Trabalhadores (PT) de Icó. A agremiação petista deverá apoiar novamente o pré-candidato Jaime Júnior. Em 2008, ele se candidatou pelo PSDC (27) e agora está no DEM (25). É o PT local caminhando para apoiar um democratas, que faz oposição ferrenha ao governo da presidenta Dilma Rousseff e que, recentemente, teve que engolir a duras penas o caso envolvendo o senador Demóstenes Torres (Sem Partido) e o bicheiro Carlinhos Cachoeira, cujo processo está tramitando na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Congresso Nacional.

O fato é que o PT de Icó, de Erivan Anastácio, Kerginaldo Cândido, Cícero Soares, Cícero Ferreira, Maria Bonfim e de tantos outros, não cresce. É o PT mais fraco de toda a Região Vale do Salgado. Basta ver o fiasco das comemorações do Dia do Trabalho em terras icoenses, com a participação da legenda petista. Foi uma decepção! Apenas uns 150 "gatos pingados" participaram do ato, o que é muito pouco para um partido que hoje governa o Brasil. Daí, a falta de articulação política e de jogo de cintura.

Desde sempre, vemos o PT de Icó assim. Reunidos num gueto, numa espécie de "Clube do Bolinha e da Luluzinha". É o PT e o DEM, que não se bicam no cenário nacional, caminhando para marcharem de "mãos dadas" no município icoense durante a eleição deste ano. 

Já dizia o ex-senador pelo Ceará e radialista por formação, Cid Carvalho: "Doa a quem doer".