quinta-feira, 24 de maio de 2012

Pausa!

Em virtude desse blogueiro está participando do "Simpósio Flusser em Fluxo 2012", promovido pela coordenação de pós-graduação em Comunicação Social, da Universidade Federal do Ceará (UFC), o Blog voltará com as suas postagens normais e diárias a partir da próxima quarta-feira (30).

Vale salientar que o simpósio está sendo realizado nas dependências da Casa Amarela Eusélio Oliveira e conta com professores doutores renomados, como Norval Baitello Júnior, que abordou o tema "O Inóspito"; Gabriela Reinaldo, que ministrou palestra sobre "A natureza de Vilém Flusser" e Márcio Seligmann, que discorreu sobre "As utopias de Flusser". 

O evento ainda terá palestras ministradas pelos professores Erick Felinto (Machina Speculatrix: Flusser, Cibernética e o Problema do Humano), Rainer Guldin (FLUSS/ER: Circle - Spiral - Cloud) e Lúcia Santaella (Vilém Flusser: um pensador visionário). Esta última juntamente com o professor Baitello Júnior fez parte da nossa formação como jornalista. São teóricos que jamais podem deixar de ser estudados nas escolas de comunicação, principalmente, em disciplinas como Teoria da Comunicação, Teoria do Jornalismo e Semiótica.

Além destes teóricos, o evento ainda nos dar de presente as palestras dos professores Gustavo Bernardo Krause (O ser que nega), Wellington Júnior (Aula em fluxo: desterritorializações contemporâneas entre comunicação, educação e arte), Michael Kanke (Os Fundamentos Científicos da Comunicação. Uma crítica flusseriana a comunicólogos cearenses e seus desdobramentos), Osmar Gonçalves (Estética da Fotografia: um diálogo entre Benjamin e Flusser), César Baio (Vilém Flusser: o filósofo que gostava de jogar) e Ryuta Imafuku.

Para quem não sabe, Vilém Flusser (foto) foi um dos importantes filósofos da humanidade. Nasceu em 1920, na cidade de Praga, vindo a falecer em 1991, num acidente de automóvel, após ter visitado a cidade depois de cinquenta anos distante. Morou no Brasil e foi um dos fundadores do curso de Comunicação Social, da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Em 1963 publicou o seu primeiro livro, Língua e Realidade e, em 1964, tornou-se coeditor da Revista Brasileira de Filosofia.
 
Por fim, o "Simpósio Flusser em Fluxo 2012" ainda tem lançamentos de livros e show de Marco Leonel Fukuda e banda.