segunda-feira, 14 de maio de 2012

"Tiradas do Baú"

Ele sempre foi um cara decente e determinado.

Zé Chagas, como era conhecido, adorava lecionar a disciplina de Educação Física. Atuou em diversas escolas públicas de Icó, inclusive no extinto Centro Icoense de Ensinos Técnicos (CIENTE), que era mantido pela Prefeitura Municipal e que formou vários profissionais, não só de terras icoenses, mas de toda a região.

As suas aulas eram sempre ministradas no auditório desta instituição de ensino. Geralmente, a disciplina era realizada no turno da manhã, mais precisamente no início do dia, entre cinco e seis horas da matina. Os alunos se deslocavam para as suas escolas de madrugada mesmo. Quem deixasse de comparecer levava falta naqueles diários tradicionais, escritos a mão. Hoje, a chamada é feita através da rede mundial de computadores. Algumas aulas, vale frisar, aconteciam na quadra do clube de lazer do Centro Gerencial, onde até o momento a sua família reside.

Para quem não sabe de quem se trata, Zé Chagas é pai do amigo "boa praça" Éverton Joaquim, que é blogueiro e hoje administra a página do Grupo Icó no facebook. Infelizmente, hoje ele não estar mais entre nós. Faleceu há um tempo atrás, deixando saudades, dois filhos, esposa e diversos amigos. 

Sempre solícito, se dava bem com quase toda a totalidade do município de Icó. Era bem-vindo em várias rodas de amigos. Tinha um jeito diferente de ser. Era autêntico e destemido.

A sua partida pegou muita gente de surpresa. Foi para o Céu ainda jovem. Mas o bom é que temos a certeza de que o mesmo estar num plano muito melhor do que o nosso. Estar lá no andar de cima na companhia do Todo Poderoso Deus, o criador do Céu e da Terra. 

Resolvemos fazer esta homenagem a este ilustre icoense por termos tido a honra de conhecê-lo nos tempos em que atuava como professor do CIENTE, durante a gestão de nossos pais, nós menino "véi" como se diz no Icó. Papai, inclusive, é testemunha do quanto Zé Chagas foi primordial para a educação icoense. 

Torcedor do Corinthians, Zé Chagas é um desses eternos icoenses que vamos lembrar sempre, pela sua irreverência e pela amizade que cultivou aqui na terra. Não viu o seu time do coração ser campeão da Taça Libertadores da América, fato que poderá ser concretizado neste ano. O Timão está nas quartas de final dessa competição e agora jogará todas as suas fichas no duelo brasileiro contra o Vasco da Gama. É o confronto do campeão contra o vice-campeão do Campeonato Brasileiro de 2011.

Enfim, para concluir, grifaremos agora uma frase de seu próprio filho Éverton Joaquim, publicado em seu Blog, no Dia dos Pais do ano passado: "Pai, a saudade é grande, mas o importante está guardado aqui dentro e a certeza de que um dia a gente se reencontra!".