sexta-feira, 11 de maio de 2012

Colocando "panos quentes" no assunto!

Até junho, data limite para a realização das convenções municipais que homologarão os pretensos candidatos a prefeito e a vereador de Icó, muita especulação há por vir sobre possíveis composições de chapas. E, para colocar panos quentes nesta conversa, o Blog traz até você, caro leitor, a possibilidade de uma nova candidatura majoritária em terras icoenses.

Até o momento, três icoenses já demonstraram interesse em entrar na disputa prefeitural. Marcos Nunes (PMDB), é o prefeito atual e candidatíssimo à reeleição. Jaime Júnior (DEM) vem novamente como opção oposicionista. Já Rubens Brasil (PR), polêmico radialista, se apresenta como uma espécie de terceira via.

O que é certo até agora é a candidatura oficial. A chapa situacionista será composta pela dupla Marcos Nunes e Charles Peixoto (PSD). Os dois são filhos dos ex-prefeitos Oriel Nunes e Quilon Peixoto Farias, respectivamente.

A oposição ainda busca um postulante a vice-prefeito. Se aproxima o mês de junho, início da campanha eleitoral, e até agora nada. Alguns nomes estão sendo cotados. O problema é que muitos não são filiados a nenhum partido político. E outros, como Laucimar Pereira, não são "doidos" em deixar o seu comércio, a sua empresa, em troca de uma aventura na política partidária. E outra: o comerciante em questão é, sem dúvida, um dos cinco homens mais ricos de Icó.

Já a chapa do radialista também está tendo dificuldades em encontrar um companheiro de composição majoritária. Mas faz o seu papel, participando de manifestações públicas e visitando algumas comunidades. Não logrou êxito em ser o possível postulante a vice-prefeito da coligação que possivelmente será encabeçada pelo ex-prefeito Jaime Júnior. Com isso, se rebelou e agora promete disputar o pleito independentemente de qualquer situação. O que achamos ser altamente natural e é bom para o processo político de Icó. O povo finalmente poderá ter opção de voto, além dos dois grupos políticos da eleição de 2008. Rubens Brasil poderá ser o "voto de protesto" de muitos icoenses que estão com a garganta engasgada.

Mas, se por acaso, tivermos uma mudança de rumo a tudo o que já foi apresentado até o momento? Senão, vejamos:

O ex-bancário Diassis Pereira (DEM) sempre foi lembrado para compor chapas majoritárias. Já foi secretário de Administração do primeiro governo do ex-prefeito Neto Nunes (PMDB) e, até recentemente, era o diretor-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), justamente neste governo comandado pelo prefeito Marcos Nunes.

Elegeu Neto Nunes prefeito. Depois, elegeu Cardoso Mota (PSB) prefeito. E, por último, elegeu Marcos Nunes prefeito. Em 2008, conseguiu emplacar o seu genro Ítalo da Paz (DEM) na Câmara Municipal de Icó. Cacife político, Diassis Pereira tem de sobra. E você, fiel leitor, já pensou na seguinte hipótese? Vamos lá!

O que você acha da chapa de oposição trazer o ex-bancário Diassis Pereira como candidato a prefeito? E o que achar da possibilidade do radialista Rubens Brasil ser a opção para vice-prefeito nesta chapa? 

Aí o leitor deve está se perguntando, né? E onde fica o fortíssimo concorrente Jaime Júnior, derrotado em 2008 por pouco mais de 1500 sufrágios? A resposta vem logo abaixo.

JJ participaria dessa coligação como maior apoiador e cabo eleitoral. É um nome de peso politicamente, mas a sua missão seria a de pedir votos para esta composição. Nesse sentido, viria com mais força em 2016 para enfrentar quem quer que seja.

Fazemos este paralelo porque esta possibilidade existe. Corre a "boca miúda" que Diassis Pereira está sendo contactado a respeito desse assunto. Apenas estamos transmitindo uma opção que pode sim virar realidade. Somente os próximos capítulos dessa longa novela é que vai desvendar este final. Vamos aguardar os acontecimentos futuros.