sábado, 30 de julho de 2011

Que situação, viu?


No momento em que foi divulgado para breve o processo licitatório para a fiação subterrânea do Centro Histórico de Icó, encontramos esta foto aí acima no Blog Opinion, do amigo e conterrâneo Washington Peixoto. Esta melhoria é importante para o nosso município, mas não é tudo. Há muito tempo que a Secretaria de Cultura e Turismo não faz um planejamento para realizar as suas ações. É um órgão totalmente "apagado" em meio a tanta beleza arquitetônica que possuímos.

A foto acima retrata bem a falta de preservação por parte de nossos agentes culturais no que diz respeito ao nosso valioso patrimônio histórico. Não é de hoje que estamos aqui denunciando todo este descaso. Já vem de muito tempo atrás.

Tudo bem que a sede da Secretaria de Cultura e Turismo (foto) está sendo restaurada com recursos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e com contrapartida da Prefeitura Municipal de Icó. Mas é muito triste ver um patrimônio desses do jeito que está cercada por "tapumes" e cheia de propaganda de festa. Um absurdo para não dizermos outra palavra.

Demoraram muito para reformar este prédio. E o resultado é este aí. Todo deteriorado e, muito provavelmente, demorará muito para ser entregue novamente para o uso da população. Aí vem aquela história de sempre: "A obra foi paralisada por falta de recursos". Sempre dizem isso.

O patrimônio foi reformado na gestão do ex-prefeito Quilon Peixoto Farias (PSDB) para abrigar a sede da Casa de Cultura Mariinha Graça, uma política cultural da então administração do ex-governador do Ceará Ciro Ferreira Gomes (PSB), que fez questão de ir à Icó inaugurar a então obra, no momento em que inaugurou, também, a Escola CEREPJAM - Centro de Referência Padre José Alves de Macêdo (Cere ou Cirão). O seu primeiro coordenador de Cultura foi o icoense Lindomar Borges (hoje residindo e trabalhando em Brasília-DF) e, posteriormente, a nossa amiga Elaine Cristina Muniz. Na época, o órgão era vinculado a Secretaria de Educação, comandada pela professora Maria Eleneuda de Sousa, atualmente fazendo Mestrado na Bolívia.

A partir do primeiro governo do ex-prefeito Neto Nunes (PMDB) foi instituída e criada a Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto, tendo como sede este mesmo prédio, que abrigou por muito tempo e ao mesmo tempo, a Secult/Icó, a Casa de Cultura e a Biblioteca Pública Plínio Albuquerque, tirando o verdadeiro objetivo pela qual foi inaugurada em meados do início da década de 1990. Era para ter sido uma espécie de "Museu" e não um órgão administrativo como é atualmente. Já neste momento, foi seu primeiro secretário, o poeta Getúlio Oliveira, hoje secretário de Educação.

E assim se passaram os tempos. Jequélia Alcântara o substituiu em 2005, foi interrompida por Genildo Angelim entre outubro de 2007 e maio de 2008, por conta do afastamento judicial do ex-prefeito Cardoso Mota (PSDB) e a posse do ex-prefeito Jaime Júnior (DEM), então vice-prefeito de Icó. E hoje, com a ascensão ao poder do prefeito Marcos Nunes (PMDB), em janeiro de 2009, continuou a mesma secretária, permanecendo até os dias atuais. Infelizmente, não vem realizando uma gestão de excelência a frente de um dos órgãos mais importantes por se tratar de nosso patrimônio público e histórico, tão "menosprezado" por nossas autoridades culturais.

É triste e inaceitável...

# Crédito da foto - Blog Opinion, de autoria de Washington Peixoto.