segunda-feira, 25 de julho de 2011

PATRIMÔNIO >>> Principais pontos de visitação em Icó (CE) retratam arquitetura e história da cidade

Principal cartão postal de Icó é este aí acima. É o nosso Teatro da Ribeira dos Icós, construído em 1860 e tombado como patrimônio nacional. É o mais antigo teatro do Estado do Ceará. Depois dele vem o Theatro São José, de Sobral, e o Theatro José de Alencar, de Fortaleza.

Largo do Theberge, a maior praça da América Latina e onde se realiza anualmente o Forricó, a maior e melhor festa de forró do Interior do Ceará. Ao seu redor, o turista poderá avistar três de nossas Igrejas Católicas (Matriz de Nossa Senhora da Expectação, Senhor do Bonfim e São José), o Sobrado Canela Preta (Núcleo de Música), Teatro da Ribeira dos Icós, Sobrado do Barão do Crato, Casa de Câmara e Cadeia, além da Casa Paroquial. Tudo vale a pena conhecer!

A foto aí acima traz a Casa de Câmara e Cadeia, uma das primeiras edificações construídas em Icó. A sua elevação data de 1744. Hoje, o prédio histórico abriga a sede provisória da Secretaria de Cultura e Turismo, além da Biblioteca Pública Plínio Albuquerque. Na opinião do Blog, é o mais lindo espaço de Icó.

Igreja do Senhor do Bonfim. A sua festa se realiza entre os dias 23 de dezembro e 06 de janeiro, quando acontece a subida do santo ao seu altar-mor. No dia 01 de janeiro, Nosso Senhor sai pelas principais ruas de Icó em procissão, reunindo milhares de devotos. É a terceira maior festa religiosa do Ceará, ficando atrás da festa de São Francisco, em Canindé, que é a segunda, e da de Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, que fica em primeiro lugar.

Mas nem tudo são flores em Icó. O descaso por parte da Secretaria de Cultura e Turismo do município também está presente em alguns pontos históricos, como na foto acima. Trata-se de um de nossos sobradões localizados na avenida Ilídio Sampaio, mais conhecida como Rua Grande. O nosso alento é porque começaram timidamente uma reforma no lugar e segundo nos informaram o local vai abrigar uma pousada, o que nos deixa mais aliviados. Do jeito que estava, é que não podia jamais continuar. Que esta lição sirva de exemplo e as autoridades não passem muito tempo sem olhar para o nosso valioso patrimônio histórico.