segunda-feira, 25 de julho de 2011

Notas Curtas!

# Um ano sem Pedro Alan

Hoje, ele está lá no céu na companhia de nosso Senhor Jesus Cristo e dos anjos. Estamos nos referindo ao amigo Pedro Alan, falecido no ano passado em Icó (CE). Em plena efervescência do Forricó 2010, tivemos a ingrata notícia de sua morte. Pedro Alan era um desses jovens idealistas e que todos gostavam dele, especialmente seus amigos e familiares. A sua mãe Eliane Mota é uma guerreira e hoje está com o coração partido, mas sabendo de que o seu filho se encontra num plano muito melhor do que vivemos aqui na Terra. Muito amigo de nossos irmãos gêmeos, Natacha e Níkolas Xavier, Pedro Alan, momentos antes de sua morte, beijou na testa de nossa irmã e falou com alegria com o nosso irmão, como se fosse um gesto de despedida. Isso, para nós, tem um significado grandioso. Que continue com os anjos. E saiba que sempre estarás na nossa lembrança e no nosso coração.

# Miss Brasil 2011 é do RS

Não deu para a nossa representante cearense Anastácia Duarte, Miss Ceará 2010. A eleita Miss Brasil 2011 é Priscila Machado, do Rio Grande do Sul. O concurso se realizou no último sábado (23), em São Paulo, com transmissão ao vivo da TV Bandeirantes. Anastácia era uma das favoritas, mas prevaleceu a beleza e a simpatia da modelo Priscila Machado, que não mediu esforços para obter o primeiro lugar, dentre 26 candidatas. Enquanto houver preconceito com o Ceará e com o Nordeste, nossas misses continuarão discriminadas por parte dos profissionais de moda e da imprensa do Sul e do Sudeste do Brasil, o que é lastimável. O que importa é que Anastácia Duarte nos representou super bem. Parabéns!

# Ensino Nota Zero

Falta de investimentos e administração incompetente tornam-se a educação básica do município de Icó (CE) como uma das piores do Ceará. É fato que a educação icoense não é referência para o Estado e nem tampouco para o Brasil. As escolas são mal estruturadas e sem condições de funcionamento, salvo algumas honrosas exceções. O que se comenta na terrinha é que nossas crianças estão nas escolas, mas não aprendem. O que se entende por isso é que nossas escolas estão reproduzindo analfabetos. Daí, o péssimo rendimento e resultado no programa que avalia a educação na idade certa, do Governo Estadual. Deve existir em Icó um programa de formação continuada de professores e a seleção de diretores por méritos e não por indicação política de quem quer que seja. Agora, nós perguntamos: "Quantas escolas possuem laboratórios de informática para promover a inclusão digital dos alunos da rede municipal de ensino?" Nós não estamos fazendo nada mais do que a nossa obrigação em denunciar este absurdo por parte da Secretaria Municipal de Educação. Nós devemos entender que o que estamos fazendo é o que uma escola pública de qualquer município pode e deve fazer, desde que tenha prioridade, ética, compromisso e vontade de aprender. Temos pena das escolas da zona rural. E haja descaso!

# Ceará Summer Fashion

Este evento está, cada vez mais, ocupando o calendário dos grandes acontecimentos do Maraponga Mart Moda. É o Ceará Summer Fashion, que acontecerá de 19 a 23 de setembro. Acreditam os organizadores, lojistas e revendedores que a nova data possibilitará uma segunda vinda dos compradores em outubro e em novembro, firmando um maior movimento de vendas no shopping de Mana e Manoel Holanda.

# Xuxa Moto Peças

Ao consertar sua moto, se dirija a empresa Xuxa Moto Peças, em Icó (CE). Lá, você encontra um serviço de qualidade, com profissionais experientes e determinados. Fica na Rua São José, 1053, no Centro, bem próximo a nova Praça Padre Cícero. Para adquirir maiores informações, ligue para o número (88) 3561-5034. O cliente também encontrará peças das mais variadas, bem como bastante acessórios para deixar o seu veículo mais bonito e com mais comodidade. Vá e confira tudo de perto!

# Índice de qualidade dos municípios

Na edição do dia 17 de julho, do caderno "Regional", do jornal Diário do Nordeste, deu como manchete principal: "Interior tem exemplos de prefeituras com boa gestão". Infelizmente, o município de Icó não figura entre os destaques das áreas de educação, saúde e meio ambiente, avaliados por analistas da Associação dos Prefeitos e Municípios do Ceará (Aprece). O periódico publicou os dez melhores municípios do Estado, por cada categoria dessas acima. Na educação, por exemplo, se destacam Irapuan Pinheiro (menor que Icó) e Sobral. Já na saúde, para ficarmos com dois exemplos também, consta Tarrafas e Umari (vejam só, Umari é exemplo na saúde). E no meio ambiente, área tão menosprezada em nossa terrinha, o jornal traz Pacatuba e Aquiraz. Para figurar nesse patamar é preciso ter um equilíbrio fiscal, conciliado à melhoria dos serviços públicos. Isso é que determina o grau de excelência da gestão pública.