domingo, 31 de julho de 2011

Artigo - Tema de Hoje (Esporte)

O novo espaço que as grandes mídias estão dando para o esporte

Por Kleber Lucan (foto)

A cobertura do conteúdo esportivo vem crescendo vertiginosamente no Brasil e, principalmente, no nosso Estado. Podemos ver que os meios de comunicação estão investindo no jornalismo esportivo. Seja mudando o formato de seus programas ou dando mais liberdades para que as praças possam produzir ainda mais seus próprios conteúdos. Caso a ser citado do programa da TV Verdes Mares, o Globo Esporte, que antes era dividido em dois programas, o local que durava pouco mais de 5 minutos e, em seguida, o nacional que durava 15 minutos. Agora o programa é apresentado pelos apresentadores locais sendo dividido em matérias locais, nacionais e internacionais.

Um segundo bom exemplo são as novas plataformas que os grandes meios de comunicação desenvolveram ou se filiaram. Trazendo para a realidade do Estado temos o site do O Povo que se filiou ao site esportivo bastante conceituado LanceNet, conseguindo assim repaginar seu layout e aumentar seu conteúdo, sem falar na sua credibilidade que aumentou consideravelmente. O grupo O Povo também lançou o ótimo caderno de esportes no seu jornal impresso. Seu grande concorrente modificou totalmente o layout de seu site, apostando em blogs e em sua nova cara.

O maior destaque, sem sombra de dúvidas, ficou por conta da TV Verdes Mares, que modificou sua plataforma, que antes era totalmente sem graça, sem nenhum atrativo para o internauta, que não sentia o mínimo de interesse em acessar o antigo site. Agora, a coisa mudou da água para o vinho, a nova plataforma é filiada ao portal da Globo.com, ou seja, a VM usa as mesmas ferramentas que são usadas no portal mais visitado do Brasil.

Sem sombra de dúvidas podemos perceber que, de alguma forma, o jornalismo esportivo vai crescendo e ganhando seu espaço. Um jornalismo que muitas vezes é preterido por outras editorias, vem mostrando sua importância perante o público. Esse efeito pode se dar também, pelo fato da próxima Copa do Mundo ser sediada no Brasil. E a tendência é crescer mais e mais. O grande bônus de todo esse crescimento é a oportunidade que novos profissionais terão de mostrar seu trabalho.

# Currículo - Kleber Lucan é uma das jovens promessas do jornalismo esportivo no Ceará. Coordenou o setor de Jornalismo da TV Janela, ONG que trabalha com crianças e adolescentes do bairro Planalto Ayrton Sena, periferia de Fortaleza. Foi redator do portal CNews, da TV Cidade, afiliada da TV Record no Estado e hoje é assessor-estagiário da Secretaria Executiva Regional III, da Prefeitura de Fortaleza, e editor do site O Boleiro. Ele escreve nesse espaço todo domingo, sempre abordando o tema "Esporte". Seu twiter é o @kleberlucan. Siga-o!