terça-feira, 26 de julho de 2011

Artigo - Tema de Hoje (Cultura)

O cangaço: luta brava por seus ideais!

Por Thaffarell Silva (foto)

No Sertão do Nordeste Brasileiro, há muito tempo atrás, os coronéis, por exemplo, mantinha o total poder sobre as pequenas cidades do interior do Nordeste em suas mãos, despertando a raiva de pessoas pobres que lutavam por sobrevivência na caatinga nordestina.

Eram homens bravos, como se dizia, revelavam a dureza em seus corpos, trajes inacabados, mãos calejadas, usavam utensílios nas costas, eram eles, os cangaceiros. Os "bandoleiros" não tinham moradia fixa e viviam perambulando pelo sertão, praticando os crimes, e fugindo para não serem pegos pelas autoridades. Geralmente, os cangaceiros, como conheciam como ninguém os caminhos do sertão, eram difíceis de serem capturados. Eles conheciam as rotas de fuga em lugares de difícil acesso.

Um personagem bem conhecido referente ao cangaço é o Virgulino Ferreira da Silva, o "Lampião", denominado o "Rei do Cangaço", atuou durante as décadas de 1920 e 1930 em praticamente todo o Nordeste com a sua tropa. Vítima de uma emboscada, juntamente com sua mulher, Maria Bonita, acabaram sendo mortos.

Atualmente, a TV Globo está exibindo a telenovela "Cordel Encantado", de Thelma Guedes e Duca Rachid, duas autoras novas no mercado de novelas brasileiras. A trama fala sobre o reinado e o cangaço.

# Currículo: Thaffarell Silva, novelista. Escreve novelas há 8 anos e, muito recentemente, teve sua novela "Páginas Criminosas", encaminhada para o SBT pela jornalista Ian Gomes, repórter da TV Jangadeiro. Já atuou como monitor de teatro numa escola do município de Caucaia e está trabalhando numa escola de Fortaleza. É autor da peça teatral "Dois Disfarces em uma Armadilha", apresentou na Escola Eliézer de Freitas Guimarães, onde estudou. Completamente apaixonado por telenovelas brasileiras, tenta retratar em suas histórias a realidade nua e crua, em forma de fantasia. Quem quiser conhecer mais sobre o trabalho do novelista Thaffarell Silva, veja o blog dele: http://chancesdapaixao.blogspot.com/ O seu artigo é sempre publicado nas terças-feiras aqui nesse espaço.