sexta-feira, 29 de julho de 2011

Artigo - Tema de Hoje (Arte e Entretenimento)


Glee in Brasil

Por Rogério Maia (foto)


Glee significa alegria e é o nome do seriado americano que está arrastando milhões de fãs pelo mundo todo. Criação do diretor estadunidense Ryan Murphy, que primeiro concedeu "Glee" como um filme, acabou o transformando em série que foi pela primeira vez ao ar em 19 de maio de 2009 na FOX. Em setembro do mesmo ano começa a ser transmitido no Brasil em rede fechada. Em 2010, foram adquiridos pela Rede Globo os direitos para exibição e está indo às telas da emissora todos os sábados desde 2 de julho desse ano.

Você pode está se perguntando agora o motivo pelo qual dedico o artigo de hoje a esse seriado. E aqui respondo: a comunidade brasileira produz poucos bons seriados e mais ainda, esta mesma comunidade é bombardeada excessivamente por tremendos "besteiróis cômicos". Para alguns pode ser que Glee seja só mais um seriado, mas não é, o diretor Murphy trabalha bem a questão do social na série, o que é importante e necessário para o um país machista, preconceituoso, egoísta e conservador em muitos pontos.

É fato, as TVs brasileiras têm o poder de fazerem boas produções, e de vez em quando fazem, mas infelizmente com pouquíssima freqüência, pois a lógica do capitalismo dentro delas ditam que se deve investir o mínimo possível para se ter o maior lucro possível, no menor prazo de tempo possível, não é Moacir? Pois bem, baseados nessa lei do mercado e do lucro, pouco se faz de boas produções. Glee está encantando o mundo não por ser mais uma série, pois sabemos que tudo que não é bom também faz moda, mas dura pouco, o que não é o caso desta série. Glee já está indo para sua terceira temporada, com a quarta já confirmada.

Glee trabalha temática sobre o mundo juvenil, respeito, amor, amizade, gravidez na adolescência, popularidade, concorrência, egoísmo, rancor, inveja, homossexualidade, auto-estima, companheirismo, dúvidas, medos. O símbolo de Glee é uma mão que forma a letra L (como na figura acima), essa letra refere-se à palavra "loser", que significa perdedor, que na série são mostrados como lutadores, vencedores, guerreiros de uma vida sofrida pelo bulling e preconceito que mastiga a sociedade contemporânea.

Outro fator que agrada os fanáticos pela série são as músicas. Glee é uma série musical, mas diferente de outros musicais existentes, não trazem músicas criadas e pobres de musicalidade. A série apresenta músicas de cantores famosos, conhecidos, o que é positivo, pois além de valorizarem sua cultura musical, resgatam musicas de outrora e renovam as atuais. Já passaram pelas vozes de Glee letras de clássicos da músicas como Beatles, Michael Jackson e Britney Spears e Madonna.

As músicas cantadas por Glee foram e são um sucesso comercial com mais de treze milhões de vendas digitais individuais. Claro, o dinheiro e o lucro estão sendo pensados e ganhos neste caso também, mas quando se lucra e se vende contribuindo para a construção de uma sociedade melhor, é outro ângulo, outro ponto de vista a se reconhecer.

# Currículo: Rogério Maia é estudante do 6º semestre do curso de Jornalismo da Faculdade Integrada do Ceará (FIC). Concludente do curso Princípios Básicos de Teatro, do Theatro José de Alencar. Apreciador de música, teatro, dança, circo, artesanato e outras artes em geral. Amante da escrita e da leitura, fascinado em escrever crônicas e contos trágicos com pitadas apimentadas de surpresa e romance. É ainda assessor-estagiário da Secretaria Executiva Regional III, da Prefeitura Municipal de Fortaleza. O seu artigo é publicado sempre nas sextas-feiras.