segunda-feira, 25 de julho de 2011

Artigo - Tema de Hoje (Carreira e Crescimento Profissional)

Por conta de nossa viagem de férias, estamos hoje (25) publicando dois artigos diferentes de autoria de nosso articulista sobre Carreira e Crescimento Profissional, prof. Menegatti. Acompanhe abaixo!

Bagunça criativa...

Por prof. Menegatti (foto)

Um estudo recente descobriu que dois terços das pessoas se sentem culpadas ou envergonhadas por serem desorganizadas. Apesar da pressão comercial, cultural e religiosa há um grupo crescente de pessoas que simplesmente não conseguem ser organizadas.

E não é porque adorem a bagunça ou achem que ela seja inspiradora ou libertadora. Essas pessoas estão simplesmente atoladas em seus objetos e, decidiram que qualquer tentativa de arrumação, classificação e limpeza não vale a pena.

Menos de um em cada quatro pessoas arruma sua cama como parte da rotina diária. Mais de um em cada três deixam louças sujas na pia por mais de um dia. Cerca de 15% deixam louças sujas no escritório, na sala de estar ou no quarto durante mais de um dia. Quando tiram a roupa a noite, quatro em dez deixam-nas espalhadas pelo chão.

O especialista David Freedman diz que mesa bagunçada está relacionada com sabedoria e que a bagunça permite que as qualidades fundamentais para a excelência floresçam como a improvisação, flexibilidade e sorte de fazer descobertas felizes por acaso.

Se Alexander Fleming não tivesse sido desleixado o suficiente para deixar Placas de Petri sujas em cima da mesa, ele nunca teria descoberto a penicilina.

II Parte: Experiências de compras estão cada vez mais negativas... (Continuação do post do dia 27 de junho de 2011).

3. Experiência de compra:

A indústria da hospitalidade está florescendo como resultado da vida moderna. Contudo, a parte mais problemática da experiência de um hotel tem permanecido mais ou menos inalterada a décadas: a recepção. Mesmo quando tudo já foi acertado antecipadamente pela agência de viagens.

Um hotel na Inglaterra está experimentando uma nova forma de atendimento para a recepção dos hóspedes. O hotel disponibiliza pequenas mesas redondas com um computador. Quando um atendente vê o hóspede sentado, leva seu palmtop, uma leitora de cartão de crédito, uma chave de quarto. Depois de ter feito o chek-in ele poderá fazer também o pedido de bebida e comida para ser entregue no quarto.

4. Experiência de compra:

O tempo de espera. Se você perguntar a alguém quanto tempo gastou na loja, a pessoa normalmente responde com o dobro do tempo que realmente esperou.

Poucos varejistas percebem que, quando os clientes têm de esperar muito tempo na fila ou em outro lugar, qualquer período acima de cerca de 90 segundos distorce a noção de tempo e a impressão do servi­ço em geral torna-se negativa.

5. Experiência de compra:

Hoje em dia em qualquer loja de CD que você vá é possível ouvir as músicas antes de comprá-las. Isso é uma coisa boa, mas pense comigo: você já viu alguém ouvir música em casa de pé, parado, e olhando para o chão ou virado para a parede? Não! Se fizéssemos isso em casa, no mínimo achariam que não estávamos no nosso juízo perfeito e além do mais a sensação não é nada agradável. As lojas permitem ouvir, mas não estão levando em conta como as pessoas ouvem música.

Que tal reproduzir um ambiente gostoso com pufes e fones de ouvido com fios longos para permitir liberdade aos clientes se locomoverem e pegarem outros CD´s nas estantes.

# Currículo: Prof. Menegatti é considerado um dos maiores conferencistas no desenvolvimento do potencial humano e um expert em desempenho de alto nível. Palestrante em Vendas, Motivação e Liderança. É autor de vários livros e DVD´s, entre eles estão o livro "Talento - É fazer coisas comuns de forma extraordinária", CD "O Líder Influenciador" e o DVD "Campeão de Vendas". Contatos: www.menegatti.srv.br - menegatti@menegatti.srv.br O articulista escreve nesse espaço toda segunda-feira.