quarta-feira, 13 de julho de 2011

Icó, cheia de contrastes! Precisa avançar...



Em comparação a Iguatu, Icó é, sim, uma cidade subdesenvolvida. Enquanto lá, existe indústrias, aqui, infelizmente, não tem. Enquanto na "Terra de Humberto Teixeira" tem educação e saúde de qualidade, aqui na "Terra do Louro", está muito longe de existir.

Em Iguatu, existe políticos que brigam a todo momento por melhorias significativas para o seu povo. Basta ver a situação em que o prefeito Agenor Neto (PMDB) transformou o nosso vizinho município. Lá, desde o primeiro mês de gestão, a ordem é colocar o torrão iguatuense no trilho do desenvolvimento com responsabilidade. E o povo de Icó é testemunho disso.

Já no Icó parece que tudo anda para trás. Algumas pequenas obras foram feitas nesta administração, como as praças das entradas da cidade, mas muito falta realizar. A começar por políticas públicas mais eficazes e por algumas mudanças estruturantes no secretariado municipal. O secretário de Saúde, Daniel Peixoto, está no cargo errado. Nenhuma ação concreta é realizada. É a pior secretaria da gestão Marcos Nunes (PMDB). As únicas ressalvas que fazemos é a nomeação do médico Gildivan Oliveira para a direção do Hospital Regional (já existe alguma mudança concreta) e a reforma da sede da Secretaria Municipal de Saúde, que, por sinal, está belíssima. Por sua vez, faltam medicamentos e infraestrutura neste setor.

Na educação, tudo vai de mal a pior. Basta ver os últimos índices apresentados. Enquanto gastaram um milhão e quatrocentos reais no Forricó, falta investimento para áreas importantes. A falta de transparência é um dos gargalos desse governo. O que faz com que as críticas aumentem e alguns fiquem insatisfeitos.

Icó é, sim, uma cidade subdesenvolvida. Por estes motivos já elencados e pela falta de muitas outras ações políticas. Um município desse porte já deveria ter uma indústria instalada para dar emprego e renda para os nossos jovens. O Perímetro Irrigado Icó-Lima Campos continua do mesmo jeito, sem sair do lugar e sem dar um suporte maior para os nossos agricultores.

E assim caminha o Icó, sem perspectiva de melhora e de futuro. Enquanto isso, os nossos políticos, seja de situação ou de oposição, continuam a gastar "rios de dinheiro" com coisas superflúas e desnecessárias. Quanto discaramento! É muita hipocrisia para não dizermos outra palavra mais ácida.

Ainda sonhamos com um Icó mais decente e mais desenvolvido. Sonhamos que um dia teremos um gestor igual ao prefeito Agenor Neto. Sonhamos em ter no Icó secretários que não fazem de seus cargos suas casas para melhor se passarem. Que não superfaturem material em benefício de suas próprias empresas. Se são secretários e se são empresários, o correto é não participarem de processos licitatórios. E isso está longe de ocorrer em Icó. É triste e lamentável!

Bola para frente, Icó! Você ainda tem jeito! Vamos que vamos!

# Só lembrando: Iguatu foi Distrito de Icó. Assim como hoje são Lima Campos (Icó) e José de Alencar (Iguatu), brevemente emancipados. A diferença é que Iguatu prosperou e foi adiante. E Icó ficou para trás com seus políticos de olho somente em seus próprios interesses pessoais.