sábado, 30 de julho de 2011

Notas Curtas!

# É hoje!

Em Icó (CE), no Clube Maçônico, a Amicó - Associação Amigos e Filhos de Icó, realiza neste sábado (30), a partir das 17 horas, uma festa dançante com a participação do cantor icoense Pedro Lucca e a Banda Rota de Samba em samba de mesa. Participe e ajude a entidade a arrecadar recursos para os seus próximos trabalhos em prol da comunidade. Os ingressos podem ser adquiridos na loja Visual da Moda. Vá lá e adquira o seu! Ainda dar tempo...

# Aceji comemora 48 anos de atividades

Neste sábado (30), também, a Associação Cearense dos Jornalistas do Interior (Aceji) comemora seus 48 anos de existência e de história. Para isso, a entidade preparou uma bonita festa na sua sede social localizada na avenida Dom Manuel aqui em Fortaleza (CE) para festejar a data. Um coquetel foi servido para os seus filiados, familiares de seus membros e convidados especiais nesta manhã. Algumas comendas foram entregues para algumas personalidades que sempre contribuíram para o sucesso da Aceji ao longo desses anos de muito trabalho prestado ao povo e a imprensa do Ceará. Receba nossos parabéns em nome de nossos leitores. Sabemos que é muito difícil uma entidade chegar a 48 anos e a Aceji conseguiu. Que mais anos venham. Feliz Aniversário!

# 30 milhões desperdiçados. Este é o Brasil!

Uma vergonha! A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizar uma festa neste sábado (30), no Rio de Janeiro, num valor de R$ 30 milhões. O evento tem o patrocínio da Prefeitura Municipal do RJ e do Governo do Estado do RJ. Portanto, dinheiro público investido numa promoção de um "único dia". Para se ter uma ideia, para a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul, a organização africana gastou somente R$ 2 milhões (nesta mesma festa de um "único dia"), muito inferior a despesa brasileira. Enquanto isso, o presidente da CBF Ricardo Teixeira está sendo acusado por corrupção em vários países do mundo. A lição que fica é que já começamos errado na organização de nosso mundial em 2014. Ah, detalhe: o acontecimento de hoje é, tão somente, para referendar o sorteio para as eliminatórias visando a próxima Copa do Mundo. Precisamos fiscalizar mais as obras da competição para sermos exemplo de competência e seriedade. E não gastar "rios de dinheiro" com uma festa, enquanto a educação, saúde e segurança pública brasileira vão de mal a pior.

# Os vereadores de Icó e as Comissões Técnicas

Você, caro leitor, sabe o que os nossos vereadores de Icó discutem na Câmara Municipal? Vocês tem ideia o que são aprovados nas Comissões Técnicas? Pois bem! Segundo o Regimento Interno da Casa, a CMI possui quatro comissões que, por sua vez, estão longe de apresentarem um resultado mais positivo. Os seus membros levam as decisões e aprovações a "boi maria" e "empurram com a barriga" para o plenário aprovar. Geralmente são títulos de cidadania, nomes de logradouros público e requerimentos dos mais variados (instalação de orelhões e energia elétrica são as maiores reivindicações). Enquanto sequer é realizada uma audiência pública ou apresentado um projeto de lei que realmente beneficie a população icoense num todo. As Comissões Técnicas são: Justiça e Redação Final, cujo presidente é o irmão do prefeito, o vereador Ricardo Nunes (PTB). A tendência é todos os projetos do executivo passarem sem interferências e em "branco", já que é a principal comissão técnica e por onde devia passar todos os projetos. Mas será que funciona? Temos também a importante Comissão de Finanças e Orçamento presidida por um "neófito" no poder legislativo. Trata-se do vereador Iatagãn Matias, que ainda não mostrou a que veio, assim como um dia exemplarmente foi o seu pai, que chegou a presidir o parlamento. Existe ainda a Comissão de Obras e Serviços Públicos, que tem como presidente a pessoa certa dentre os dez edis, já que foi secretário municipal de Infraestrutura e hoje é estudante de Arquitetura e Urbanismo em Fortaleza (CE). Estamos nos referindo ao vereador Edjalma Moreira (PP), que passa mais tempo na capital do que no próprio Icó. E, por último, ainda tem a Comissão de Saúde, Educação, Cultura e Direitos Humanos, comandada pelo vereador e professor Marconiêr Mota. Por tratar de quatro temas importantes, o que notamos é que a comissão é omissa com suas responsabilidades. Uma comissão dessas deveria ser mais articulada porque lida diretamente com o povo. E assim caminha a Câmara Municipal de Icó, sem produtividade, sem dinamismo e sem parlamentares comprometidos com o município e sua gente.

# Luto!

Um grave acidente ocorreu agora há pouco em Fortaleza (CE). O filho do presidente da Câmara Municipal da capital, vereador Acrísio Sena (PT), acabou morrendo no local. A localização do acidente fica entre a avenida Domingos Olímpio e Rua Assunção. A vítima tinha somente 24 anos, segundo informou o Programa "Os Malas e a Lei", da TV Diário. É mais um absurdo que acontece todos os dias no trânsito da capital cearense. Dessa vez, é um filho de uma autoridade pública, o atual chefe do poder legislativo fortalezense e um dos pré-candidatos petistas a sucessão da prefeita Luizianne Lins. Que Deus conforte a dor da família e receba o jovem Dimitri Almeida Sena com as bençãos dos anjos.

# AL-CE retoma atividades parlamentares

Nesta próxima segunda-feira (01), a Assembleia Legislativa do Ceará retoma suas atividades. É o 2º semestre legislativo do ano. O presidente Roberto Claúdio (PSB) promete acalorar ainda mais os debates, transformando a AL numa verdadeira "Casa do Povo". Para os próximos dias está sendo aguardado a realização do concurso público após 20 anos. As audiências públicas continuarão a ser realizadas a contento sobre diversos temas de interesse da sociedade. E tudo o que vier do poder executivo e que for para beneficiar a população cearense, o deputado promete também colocar em votação o quanto antes. Na Casa, o Governo Cid Gomes (PSB) conta com o apoio de 44 dos 46 deputados estaduais. Uma maioria para dar inveja a qualquer governante. O escândalo dos "banheiros" deve apimentar os discursos no Plenário 13 de Maio. Fala-se até em CPI. Será? Com uma maioria desse tamanho? Para saber mais sobre a atuação de nossos parlamentares, assista a sessão plenária na TV Assembleia (canal 30), de terça à sexta-feira, das 9h30 às 14 horas. E fiscalize os seus representantes!