quarta-feira, 27 de julho de 2011

Artigo - Tema de Hoje (Educação)

DIVERSIFICAR O MÉTODO DE TRABALHO

Por prof. Goretti Guerreiro (foto)

Para se ter qualidade no ensino e na aprendizagem, o professor necessita de ser um "senhor" que possa transmitir conhecimentos teóricos, práticos de acordo com sua realidade, vivências e experiências, mas é necessário que se busque inovações, competências e flexibilidade, ou seja, aberto para as mudanças que ocorrem no mundo, na sociedade, e no sistema de ensino brasileiro.

O método de trabalho pedagógico deve ser diversificado, ele é parte integrante para estar sempre com o novo em sala de aula, pois o aluno a cada dia se renova, por ser uma pessoa disponível, com facilidade de absorver informações, conviver com as novas tecnologias induzindo a prática de atividade construtiva gerando curiosidades e descobertas.

O professor deve escolher a metodologia de ensino e aprendizagem de acordo com as características cognitivas e escolares do aluno. A motivação é presença de estímulo para a participação, integração e criatividade, pois o indivíduo é capaz de aceitar os desafios, limites, como também, proporcionar soluções, hipóteses e descobertas.

O aluno é um desses indivíduos, capaz de ouvir, ver, sentir, assimilar, concordar e discordar, por essa razão o professor a cada dia necessita inovar suas ideias, diversificar e ampliar os procedimentos metodológicos, para que a sala de aula além de ser um espaço dedicado a aprendizagem, seja um ambiente de conhecimentos diversificados e de aprendizagem múltiplas.

# CURRÍCULO: Professora Maria Goretti Guerreiro Silva de Sousa, Especialista em Gestão Escolar e Graduada em História. Professora Co-orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Ministra Cursos: Como Perder o Medo de Falar em Público; Como Apresentar Trabalhos Acadêmicos; Comportamentos Sociais: Poder pode, mas não deve; Relações Humanas e Excelência no Atendimento. Mestre de Cerimônia. Aprecia a Arte e valoriza a Customização. A professora Goretti Guerreiro escreve nesse espaço toda quarta-feira.