sábado, 2 de julho de 2011

Artigo - Tema de Hoje (Moda)

A cor preta e sua simbologia

Por Ian Albuquerque (foto)

A cor preta desde os primórdios fora escolhida para representar o medo, dor, angústia, desespero, saudades, vampirismo, tantos outros ismos... onde a ausência da luz era inevitável entre pessoas agnósticas que reverenciava o lado negro e obscuro da magia.

O negro está literalmente ligado a morte, onde acredita-se que vestindo-se de preto seu ente querido gozando da vida plena aqui na terra, homenageia e faz lembrar que a todo momento o ente que se foi, estará sempre presente.

E na moda, o efeito foi o inverso, a cor preta é uma peça chave pra qualquer bom armário que se preze, pois, aquele pretinho básico é bom para todas ocasiões, inclusive para o luto.

Foi-se o tempo que essa cor assustava, deixava muitos temerosos... Alex McQueen que o diga, que além de apreciar a ausência de cor, também transportava seu talento para um lado opressivo e performático. Louis Vuitton que elaborou peças para lá de góticas em desfiles chics e fora do paradigma da Maison, abordou o tema. O preto é a mistura de todas as cores e a única que absorve a luz, as cores, mas não as reflete, tornado-se assim uma cor morta. Estou de preto. Podemos está de luto sem necessariamente nos vestirmos dela. Há indivíduos que preferem viver nesse mundo, essa dimensão entre coloridos e pretos, os famoso góticos.

E outros levam pro lado sexual, selvagem, como o sado masoquismo.

Enfim, quem não tem uma peça preta para poder causar, principalmente a noite, em uma festa, balada, recepção mais formal ou até mesmo num enterro? Meus pêsames!

# Currículo: Formado em Turismo e Hotelaria, começou a estudar para Designer de Moda este ano. Cursa inglês e francês. Adora customizar suas roupas. Coleciona perfumes. Adora animais. Pretende ter sua própria griffe com seu nome BY Ian Albuquerque. Tem um Blog de Moda na web e adora falar, estar, manter, permanecer na moda e ligado nas tendências. Gosta, de coração, de ajudar as pessoas, poder servir de alguma forma, pois, amizade é essencial para o ser humano. Ian escreve nesse espaço todos os sábados.

* Blog do Ian Albuquerque - www.ianalbuquerque.blogspot.com