quinta-feira, 21 de abril de 2011

Feliz Páscoa!

Um dos momentos mais lindos do único espetáculo "Da vida e morte de Jesus de Nazaré" realizado em Icó

Joab na pele de Jesus de Nazaré

Chegou o dia em que os cristãos comemoram a ressureição de Jesus e os Judeus a libertação do cativeiro egípcio - a Páscoa. Com esse evento, renovamos nossa fé cristã na ressureição e no imenso amor de Deus por seus filhos adotivos, enviando seu Filho Amado - seu filho unigênito - para nos salvar.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito para que todo aquele que Nele crê, não pereça, mas tenha vida eterna.

Uma das mensagens bíblicas fundamentais, para nós, é a salvação dada com a morte de Jesus e a sua vitória sobre a cruz. Ele morreu, mas ressuscitou! Para crer neste evento e em tantos outros que a Bíblia relata, temos que ter fé e essa fé não é dada nem comprada. A fé só vem pela palavra de Deus.

De sorte que a fé é pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Deus. (Romanos 10:17).

Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que é galardoador dos que O Buscam. (Hebreus 11:6).

Creio plenamente na ressureição de Jesus Cristo. Sabemos e sentimos que Ele nos ama - apesar dos nossos muitos defeitos.

Somos e seremos eternamente gratos aos nossos pais por terem tido esta oportunidade ímpar - conhecer Jesus e seus ensinamentos.

EM ICÓ...

A programação da Semana Santa atrai milhares de icoenses que residem em outras cidades, como Fortaleza e Campina Grande (PB). Temos a tradição dos "caretas" pelas principais ruas do município e a tradição da queimação de Judas, no sábado (23), no bairro São Vicente de Paulo, mais conhecido como BNH. Haverá ainda a tradicional "Festa de Aleluia", no próximo sábado, também, no Kanekão Shows, com a Banda Limão com Mel. E a Igreja Católica, tanto em Icó, como no Distrito de Lima Campos, se prepara para a procissão do chamado "Senhor Morto". A celebração promete realizar uma bonita festa cristã.

Enquanto isso, a Prefeitura Municipal de Icó, através de sua Secretaria de Cultura e Turismo, não organizou nenhuma programação especial para esta data. Nem o espetáculo "Da vida e morte de Jesus de Nazaré" (fotos acima), a secretária quis dar continuidade. Como dizem, só por conta de ter sido uma ideia do seu antecessor na pasta, o teatrólogo Genildo Angelim. É por isso que as ações boas em Icó não tem continuidade, por razões políticas e meramente "tolas".

Quando secretário de Cultura e Turismo da gestão Jaime Júnior (DEM), Genildo Angelim preparou e realizou uma bela encenação da Paixão de Cristo, com a orientação do ator e diretor Acácio de Montes, icoense como nós, e mostrada na TV Diário. O cenário foi deixado para a posteridade. Porém, nada de continuidade. É uma lástima! Só temos a lamentar.

Já hoje (21), o prefeito Marcos Nunes e o deputado estadual Neto Nunes, ambos do PMDB, distribuíram algumas cestas básicas à população carente de Icó, na sede do Kanekão Shows, de propriedade do gestor municipal. Uma ação mais do que justa. Afinal, nossos conterrâneos pobres merecem ter comida na mesa e uma vida mais digna. Que esta ação possa ser realizada em outras datas e não somente durante a Semana Santa. Para não dizer que a Prefeitura Municipal passou em branco esta data, tivemos esta iniciativa, para a alegria de quem mais precisa. Focar o "lado humano" é tarefa de qualquer poder público que se preze.

* Crédito das fotos - Artur Andrade