quinta-feira, 21 de abril de 2011

Icó, a cidade desencantada - Parte III


Mesmo com as reclamações na ponta da língua, o sentimento da maioria dos icoenses quanto ao futuro de Icó (CE) é otimista.

A maioria do povo não troca Icó e nem pensa em sair de lá. Principalmente aquelas que já tiveram a oportunidade de conhecer e até mesmo morar em outra cidade e sabem, por experiência própria, que Icó é um ótimo lugar para morar. Falta apenas se desenvolver e deixar um pouco de lado o passado enriquecedor.

A cidade é maravilhosa e seria ainda melhor se cuidassem mais dela. Especialmente, que não houvesse tanta "politicagem" e seus homens públicos realmente trabalhassem mais pela nossa terra.

Para nós, ainda há muita coisa a fazer. Amamos Icó, mas não gostamos do jeito que ela é tratada por seus governantes. Tem muito o que melhorar e é um caminho difícil, mas não impossível

Precisamos de um gestor que queira realmente consertar a cidade. Como fazer isso? Obrigando as pessoas a cumprir as leis, colocando fiscais de tudo em toda parte, fazendo calçadas alinhadas, sinalizando as ruas, investindo em educação e saúde, corrigindo os erros, punindo os faltosos.

Confessamos que muitas coisas precisam mudar. Primeiro, a visão das pessoas que acham que "já que é assim, tá bom". Sabemos que é muito difícil fazer revolução quando as pessoas aceitam qualquer condição imposta. Mas achamos possível mudarmos aos poucos nossa cidade e torná-la um lugar em que todos nós teríamos orgulho de bater no peito e dizer: Sou icoense e amo minha cidade!

Nascemos em Icó e moramos apenas em duas residências lá até nossos 20 anos, quando fomos morar aqui em Fortaleza para estudar. Apesar de desfrutar muito o que o Icó oferecia naquela época, ainda temos muita saudade de lá em algumas ocasiões. Às vezes pensava em locais específicos, onde episódios - importantes e banais - de nossa vida tinham ocorrido. Nossa primeira escola, a praça onde tinha o bar do Genebaldo e os locais onde roubava manga e goiaba (fruta roubada sempre é mais gostosa). Só para citar alguns exemplos.

Nesse interím, não estamos vendo nenhum progresso, muito pelo contrário. A cidade perde espaço para outros municípios. O que está acontecendo? Nossas representações políticas são fracas ou realmente Icó só vive de passado?

Por este motivo, o Blog vai a campo para mostrar, em breve, que o Icó não está assim tão maravilhoso atualmente. Vamos mostrar muitos locais da cidade que estão esquecidos, sem cuidado do poder público. Aliás, para resolver os problemas do município, não tem como não bater nos administradores.

Se essas pessoas não estão dando conta do recado, mesmo que algumas delas tentem, é preciso trocar. Sobre o Icó antigo, não temos saudosismo. Só sentimos falta da presença do poder público em algumas ações. As coisas evoluem e precisam mudar, de preferência para melhor.