O filho espalha os brinquedos, e no final quem guarda é a mãe. Certo ou errado?
Para a psicóloga, psicanalista e professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC), Paula de Paula (...), se a bagunça faz parte da infância, a organização faz parte da educação. E cabe aos pais a tarefa de formar adolescentes e adultos mais responsáveis. Para que isso aconteça, é fundamental disponibilidade para educar.
PARCERIA: "Ensinar a criança a guardar os próprios objetos significa fazer junto com ela."
EQUILÍBRIO: "Se a falta de limite pode gerar um adulto indisciplinado e mal educado, uma criança exageradamente cobrada pode desenvolver outros sintomas."
Claro! Casa, sala de aula com arrumação, tudo em seu lugar é maravilhoso, mas na época do recriar, reinventar e outros, não se pode aceitar essa situação, a criança se tornará um ser sem iniciativa por conta do ambiente que lhe foi proporcionado, mas não se pode retirar dela a oportunidade da responsabilidade. Não se admite assumir o seu lugar.
Hoje é comum, por exemplo, observar comportamentos de adulto em restaurante ou similar, encontrar tudo organizado, e, ao sair, o espaço ficar o que se pode dizer: uma vergonha, um verdadeiro tsiname.
Qualquer que seja o ambiente deve-se orientar como proceder após a utilização do espaço, mostrar o antes, e acreditar que no final a arrumação será possível. Depende de você adulto, espelho para a criança.
# CURRÍCULO: Professora Maria Goretti Guerreiro Silva de Sousa, Especialista em Gestão Escolar e Graduada em História. Professora Co-orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Ministra Cursos: Como Perder o Medo de Falar em Público; Como Apresentar Trabalhos Acadêmicos; Comportamentos Sociais: Poder pode, mas não deve; Relações Humanas e Excelência no Atendimento. Mestre de Cerimônia. Aprecia a Arte e valoriza a Customização. A professora Goretti Guerreiro escreve nesse espaço toda quarta-feira.