quarta-feira, 13 de abril de 2011

Artigo - Tema de Hoje (Educação)

A DOR TEM QUE SER SENTIDA, VIVIDA E CONVERSADA

Por Prof. Goretti Guerreiro (foto)

Sentida, vivida e conversada, palavras pronunciadas em entrevista com a Psicóloga, no Programa Ana Maria Braga, em relação ao massacre de 12 alunos, na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, Zona Oeste do Rio de Janeiro ocorrido por volta das 8h30, do dia 07 de abril, quando Wellington Oliveira entrou na referida escola, na qual cursou o Ensino Fundamental, e disse que buscaria seu histórico escolar, em seguida daria uma palestra, e ao entrar em uma sala de aula, começa a atirar na direção dos alunos, com certa preferência do gênero feminino. Por quê? Registro de uma crueldade que não se explica.

O direito que a família dessas crianças assassinadas tem e deve é conversar, comentar até os momentos antecedentes que aconteceram com seus filhos. As homenagens são necessárias, amenizam a dor, mas não evitam o sofrimento. Marcas inacreditáveis até por ser um espaço que todos acreditam ser um ambiente seguro. Que mundo estamos vivendo e convivendo?

Depoimento de um aluno: "Não vou ter mais coragem de estudar nessa escola. As lembranças são muito fortes." Verdade! Espaço para ensino e aprendizagem se transforma em pânico, dor, perca e desespero. Jovem, ex-aluno causa massacre assassina.

O que nos deixa a pensar ou refletir: A escola que queremos para os nossos filhos é a preferida por eles? O que acontece durante a permanência desse aluno, que é nosso filho, além da rotina escolar? Por que para alguns, a escola X é um espaço de alegria e para outros, jamais querem retornar? São horas concentradas em um determinado local, com regras, pessoas e colegas de níveis distintos e culturas diferentes.

Para uns momentos de prazer ir para a escola, para outros, sofrimento de ter que estudar naquela escola, "porque meus pais querem". Se isso acontece com o seu filho procure conversar, favoreça o diálogo, descubra o segredo da escuta, dê oportunidade para ele falar, gere confiança e procure discernir, qual o melhor para ambos.

Nem sempre o que idealizamos é compatível com a natureza do outro. Mesmo sendo criança, ele é seu filho, aluno da escola e cidadão amanhã.

# CURRÍCULO:
Professora Maria Goretti Guerreiro Silva de Sousa, Especialista em Gestão Escolar e Graduada em História. Professora Co-orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Ministra Cursos: Como Perder o Medo de Falar em Público; Como Apresentar Trabalhos Acadêmicos; Comportamentos Sociais: Poder pode, mas não deve; Relações Humanas e Excelência no Atendimento. Mestre de Cerimônia. Aprecia a Arte e valoriza a Customização. Professora Goretti Guerreiro escreve nesse espaço toda quarta-feira.