O AMANHECER É UMA HORA DE INSATISFAÇÃO OU ALEGRIA PARA A CRIANÇA?
Por prof. Goretti Guerreiro (foto)
Por prof. Goretti Guerreiro (foto)
Em geral, as crianças do Ensino Infantil estudam no turno da manhã. Estão preparadas, ou melhor, a família está consciente que é um horário de estímulo, alegria, prazer, paciência, descontração e compromisso? O que gera rotina, com o tempo se torna um hábito, e muitas vezes se transformam em comportamentos condicionados.
Nesse momento sempre se escuta choro de criança, vozes irritadas, som ligado, barulho no portão, carro estancando, chuva, trânsito complicado, enfim, certos imprevistos que nos levam a perguntar se acontecem em todos os lugares, e por quê?
A falta de planejamento, organização, controle de horário do adulto geram incompatibilidades emocionais. A criança vai para escola, em sua maioria os pais são os condutores, e em seguida irão ao trabalho. Nenhum deve chegar atrasado. Ambos possuem horários. Mas no trabalho quem chega é o adulto e existe um limite. Na escola é a criança, que também tem regras, a qual será repreendida e depois até descriminada pelos colegas. Correto? Um caso complicado! Quem deve receber repreensões na escola? Diz o senso comum que de pequeno se torce o pepino. No caso da impontualidade quem poderá torcê-lo?
O que se percebe nos dias atuais, nas realizações de concursos, vestibulares, provas do ENEM, candidatos são prejudicados pelo o atraso. Quem são os culpados? Como solucionar?
A rotina diária estruturada é fundamental desde o período de criança, ela estará se adaptando e se organizando no sentido psicológico, físico e construindo o seu lado ético, para aprender a conviver, e se tornar um adulto sem prejuízo e equilibrado.
# CURRÍCULO: Professora Maria Goretti Guerreiro Silva de Sousa, Especialista em Gestão Escolar e Graduada em História. Professora Co-orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Ministra Cursos: Como Perder o Medo de Falar em Público; Como Apresentar Trabalhos Acadêmicos; Comportamentos Sociais: Poder pode, mas não deve; Relações Humanas e Excelência no Atendimento. Mestre de Cerimônia. Aprecia a Arte e valoriza a Customização.