segunda-feira, 4 de abril de 2011

1ª Jornada Municipalista

Substituir Marcos Cals (PSDB) e Domingos Filho (PMDB) na presidência da Assembleia Legislativa do Ceará é uma missão quase impossível, pelo conjunto de realizações que os dois fizeram durante as suas gestões a frente do comando da Casa. Mas, o atual presidente, deputado Roberto Cláudio (PSB), já começa a mostrar serviço e a colher frutos.

Intelectual, a gestão do médico será marcada pela ampla discussão em prol do Ceará. Isso já é notado desde em que realizou o 1º Fórum de Ideias Inovadoras em Políticas Públicas na semana passada. Já hoje (04) foi a vez do evento denominado 1ª Jornada Municipalista, onde reuniu no Plenário 13 de Maio, 19 municípios cearenses, cujas datas de emancipação ocorreram no mês de março passado e tem como objetivo promover a interação entre os poderes executivo e legislativo do Estado e dos municípios, colocando-se na perspectiva de estabelecer uma esfera permanente entre as diversas instâncias do poder público cearense.

A segunda edição já está marcada para o mês de maio e vai contemplar os municípios que aniversariam em abril.

No evento dessa segunda-feira, dois secretários estaduais e que também são deputados licenciados, Camilo Santana (PT) e Nelson Martins (PT), das Cidades e do Desenvolvimento Agrário, respectivamente, participaram do debate e fizeram uma rápida explanação sobre os projetos de suas pastas. A presidente da Associação dos Prefeitos e Municípios do Ceará (Aprece), prefeita de General Sampaio, Eliene Brasileiro, e o presidente da União dos Vereadores do Ceará, vereador de Caucaia, Deuzinho Filho, prestigiaram o encontro. Além, é claro, de alguns deputados, como Sérgio Aguiar (PSB), Fernanda Pessoa (PR), Neto Nunes (PMDB), Zezinho Albuquerque (PSB) e Mário Hélio (PMN).

A sessão foi presidida pelo presidente Roberto Cláudio e contou com a presença dos deputados federais Artur Bruno (PT) e Antônio Balmann (PSB).

Um dos temas mais debatidos pelos presentes e discorrido pelo secretário Camilo Santana diz respeito ao Plano Municipal de Saneamento Básico dos nossos municípios cearenses, já abordado aqui nesse Blog, e que devem ficar prontos até 2014 como determina a lei. Poucos possuem e muitos não estão se preparando para isso. Resultado: se não apresentarem este plano, o município pode perder recursos federais e estaduais, além do povo ficar sem esta melhoria em uma das áreas mais importantes para o ser humano.

E aí, o Icó já está elaborando o seu Plano Municipal de Saneamento Básico? Afinal, quem é o responsável do município para elaborar projetos dessa magnitude? Desconhecemos. Uma boa coordenadoria de projetos especiais seria uma sugestão bem-vinda, com técnicos preparados e profissionais gabaritados. Por que não pensar nisso?

* Com transmissão, ao vivo, da TV Assembleia (canal 30) e assistido por este blogueiro e jornalista.