quinta-feira, 13 de maio de 2010

A revolta dos "Grafites" de Dunga

Com o título “Os 13 de Sparta….”, o jornalista e radialista Paulo Limaverde escreve artigo para o Blog Eliomar de Lima. Ele trata não só da seleção convocada por Dunga mas, principalmente, do jeito “Dunga” de ser. Confira:

Ao assistir ao anúncio dos 23 jogadores convocados para a Seleção Brasileira, o que mais me chamou a atenção foi o prólogo do Dunga antes da entrevista coletiva à imprensa esportiva. Parecia, naquele momento, um “Dunga” travestido de “Dengoso” querendo mostrar uma falsa humildade. Em determinado momento, quis transmitir a todos nós brasileiros aquele sentimento da “Pátria de Chuteiras” e chegou a conclamar a todos que tivessem patriotismo, pois ali estava o próprio Brasil representado pelos jogadores convocados.

Foi ai que me lembrei de uma frase dita, não sei por quem, mas de uma verdade incrível: “Na Nação dos patriotas é onde se escondem os canalhas!”!.. E o que vimos naquela convocação foi uma verdadeira canalhice daquelas só cometidas por quem gosta de zombar dos sentimentos de um povo. Precisaremos demonstrar patriotismo para torcermos normalmente pelas nossas cores?

Torcer por futebol é uma coisa comum entre nós brasileiros que elegemos esse esporte como nossa principal paixão, mas daí chegar às raias do ufanismo patriótico ao ponto de querermos que os 13 convocados, a exemplo dos 200 de Sparta, se transformem em nossos heróis imbatíveis é acreditar demais nas palavras de um canalha convicto.

Afinal de contas, o Dunga vai precisar mesmo é descer a planície onde se encontram todos nós torcedores e explicar decentemente a razão pela qual convocou os “grafites” da vida, ao invés de comungar com o povão os seus anseios. Não é preciso ser patriota para amar simplesmente as cores de nosso país. Vamos normalmente, como todo brasileiro, torcer pelo selecionado e por aqueles que nos enfiaram goela abaixo os nomes que não desejaríamos ver no “scratch” nacional.

Prova disso é que já começamos a gelar a cervejinha e estocar o tiragosto. E vamos gritar Brasil com a boca cheia de farofa…É assim que o brasileiro faz… seu Dunga!!

Paulo Limaverde, jornalista e correspondente internacional.