quarta-feira, 26 de maio de 2010

Da jornalista Abiglacy Rodrigues recebemos o e-mail e convite abaixo

Direitos Humanos: e eu com isso?

O PNDH-3 em debate.

Os alunos da disciplina de Ética e Cidadania em Jornalismo, da Universidade de Fortaleza, UNIFOR, sob a orientação da professora Sandra Helena comunicam a todos os interessados em tão relevante temática que promoverão um Seminário sobre o Programa Nacional de Direitos Humanos, que chega à sua terceira versão, tendo sido aprovado pelo Presidente Lula no início de 2010.


O foco do seminário, que se constituirá em duas rodadas de debates, gira em torno de alguns dos temas do programa que mais têm gerado polêmica entre ministros, militares, membros da sociedade civil e alcançado destaque na cobertura midiática: o problema do direito à Terra, o controle social da Comunicação, o lugar e o papel da Religião no Estado Laico e a Comissão da Verdade e Memória, que pretende investigar a violação dos Direitos Humanos durante a ditadura militar, o que pode ajudar na identificação de torturadores e localização dos desaparecidos, vítimas do regime..


O seminário acontecerá durante todo o dia 28 de maio próximo, sendo pela manhã – das 8h às 11h- e a tarde - das 14h às 17h, com quatro mesas temáticas, onde dois convidados de posicionamentos distintos estarão debatendo entre si e com a platéia. Dentre os nomes já confirmados estão: João Alfredo (vereador e ambientalista (PSOL), José Ramos Torres de Melo Filho (Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará), Mário Albuquerque (Presidente da Comissão de Anistia Wanda Sidou do Governo do Estado do Ceará e Membro da Comissão Nacional de Anistia do Ministério da Justiça), Walter Filho (Promotor de Justiça), Plínio Bortolloti (Editor Institucional do O Povo), Solange Palhano (Diretora Institucional do O Estado) Rosendo Amorim ( Dr. em Sociologia e Professor dos Mestrado de Direito da Universidade de Fortaleza), Pe Evaristo Cavalcante (Prof. Da UECE e Dr. em História Social)

Estamos certos de colaborar com a comunicação cidadã e a formação qualificada de opinião pública através dessa iniciativa e contamos com a participação mais expressiva possível das mentes bem pensantes da nossa comunidade acadêmica mas, também, de todos os que julgam imprescindível uma discussão aprofundada sobre questões tão decisivas para a construção de um futuro mais civilizado para nosso país.

O evento conta com o apoio da ADUNIFOR (Associação dos Docentes da UNIFOR)


DIREITOS HUMANOS. E eu com isso? O PNDH-3 em Debate

Dia 28 de maio (sexta-feira) Auditório da Biblioteca Central da Unifor

08h00min – Abertura

Erotilde Honório – Diretora do Centro de Ciências Humanas da UNIFOR

Eduardo Freire – Coordenador do Curso de Jornalismo da UNIFOR

Sandra Helena – Professora da disciplina Ética e Cidadania em Jornalismo

08h30min I Mesa Comunicação Social Democrática como Direito Humano

DEBATEDORES:

Plínio Bortolotti – Jornalista, Editor Institucional do jornal O POVO

Solange Palhano – Diretora Institucional do jornal O ESTADO

10h00min II Mesa – Acesso à Terra como Direito Humano

DEBATEDORES:

João Alfredo Telles – Advogado, Ambientalista, Vereador (PSoL)

José Ramos Torres de Melo Filho – Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará- FAEC

14h00min III Mesa Verdade e Memória como Direito Humano

DEBATEDORES:

Mário Albuquerque – Presidente da Comissão de Anistia Wanda Sidou da Secretaria de Justiça do Estado do Ceará e Membro Conselheiro da Comissão Nacional de Anistia do Ministério da Justiça

Walter Silva Pinto Filho – Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará

15h30min IV MESA – Religião e Laicidade como Direito Humano

Pe. Edilberto Cavalcante Reis – Doutor em História Social, Professor da UECE, Sacerdote da Diocese de Quixadá

Rosendo Amorim – Doutor em Sociologia, Professor da UNIFOR, Técnico da Secretaria de Educação do Estado do Ceará.