segunda-feira, 31 de maio de 2010

Frequentadores da Beira Mar sentem-se inseguros


Turistas, trabalhadores e pessoas que fazem caminhadas na Beira Mar alegam haver pouco policiamento para conter a audácia dos assaltantes.


- Por Rodrigo Neto –

A avenida Beira Mar, um dos mais belos e atrativos cartões postais de Fortaleza, é um ponto de encontro que atrai visitantes de todos os lugares, mas toda essa beleza atrai também assaltantes. Segundo as pessoas que freqüentam o calçadão para fazer a sua caminhada, muitos roubos são presenciados diariamente. A Policia Militar (PM) reconhece não ter condições de conter a ação dos marginais que, ao praticar os roubos, se dirigem para dentro do mar.

Cordão de ouro, relógios e maquinas fotográficas são os principais alvos dos assaltantes. Os bandidos ficam no calçadão observando e no momento exato praticam a ação e correm para a praia. “É um problema que tem que se buscar uma solução”, explica o relações públicas da PM, Major Marcus Costa. Outros PM’s que conversaram com a reportagem admitiram que esse é um dos grandes problemas que impossibilita o trabalho da polícia.

A guia turística, Mônica Teixeira, que trabalha no local disse que o último caso que ela presenciou foi em um caixa eletrônico que existe no calçadão, em que uma senhora com uma criança tiveram seus pertences levados por bandidos. Ela explica que as ruas próximas da avenida Beira Mar são desertas e escuras e isso facilita a ação dos marginais. “Os bandidos se escondem em arvores e abordam as pessoas”, diz Mônica.

Já os estudantes Gustavo Gadelha e Bruno Rodrigues sentem-se seguros. Eles sempre frenquentam o local e dizem nunca terem sido assaltados, mas admitem ver pouco policiamento.

A professora Anna Araújo, que faz caminhadas diariamente define a segurança da avenida como inútil e insuficiente. Ela é uma das que já presenciou vários assaltos. “Antes eu trazia dinheiro para tomar minha água de côco, mas hoje não trago nada por medo de ser assaltada”, conta a professora. Anna ainda orienta que não se deve ir a Beira Mar com cordões de ouro ou relógio e diz que os locais mais perigosos da orla são a volta da Jurema e o Mucuripe. Segundo ela as autoridades poderiam dar mais atenção a cidade por completo, já que se pretende sediar a copa do mundo em 2014.

O turista de Manaus, Rafael Costa, que veio a Fortaleza com a família diz ter gostado muito da feirinha da Beira Mar e que está trazendo o filhinho todos os dias para brincar na avenida. “Achei muita coisa legal e interessante por aqui e pretendo voltar novamente, mas pela extensão desta avenida vejo que tem pouco policiamento e isso é um ponto em que as autoridades devem melhorar”, desabafou o turista.

Policiamento

De acordo com o relações públicas da PM, Major Marcus Costa, o policiamento da Beira Mar é feito pelo Batalhão de Policiamento Turístico (PM Tur) que dispõe de seis policiais de patinetes e duas viaturas; pela 1ª Companhia do 5° Batalhão com quatro duplas de policiais a pé e uma viatura para atender as ocorrências, daquela área, e pelo Ronda do Quateirão com duas duplas de motos e duas viaturas. Ainda segundo a PM eventualmente existe reforço do Raio e do canil.

Feirinha da Beira Mar

A feirinha da Beira Mar ou feirinha do Náutico está localizada no calçadão, junto aos principais hotéis da cidade, oferece ao visitante centenas de pequenas barracas representando um amplo resumo da produção artesanal do Estado, além de artigos de moda e confecções.

Entre as opções de artesanatos encontramos redes, quadros em madeira, pinturas, cerâmica, comidas e bebidas típicas, bijuterias, camisetas e outras peças de vestuário, brinquedos, pedras, entre outros. A feirinha é um dos mais tradicionais pontos de comercialização das belas "coisas do Ceará". A movimentação de visitantes para compras começa por volta das 17h e segue pela noite.

A reportagem percorreu a orla da beira mar na noite dos dias 28/04 e 28/05 para fazer esta matéria e apesar da sensação de insegurança apontada pelos entrevistados foi constatado policiamento no calçadão. Foram encontradas viaturas do ronda do quarteirão e policiais em patinetes.

* Texto escrito pelo jornalista Rodrigo Neto e enviado ao blog. A foto também é de sua autoria. Rodrigo hoje é um dos produtores da TV O Povo, amigo inteligente e que tenho apreço e admiração.