sábado, 1 de maio de 2010

As eleições 2010 cada vez mais próximas. O Brasil, o Ceará e o Icó a caminho de eleger os seus próximos representantes

Estamos há pouco mais de um mês para as definições partidárias em torno das candidaturas que irão concorrer nas eleições de outubro próximo em todo o Brasil. Dilma, Serra e Marina são os nomes postos para a eleição presidencial, respectivamente, pelo PT, PSDB e PV. São as candidaturas mais fortes até o momento. Outras poderão surgir representando os pequenos partidos, como PSL, PHS e PSOL.
No Ceará, o governador Cid Gomes (PSB) caminha para uma eleição tranquila em busca de sua reeleição. Praticamente detém a grande maioria dos partidos políticos do Ceará, tendo em vista que formou um grande arco de alianças em volta de seu governo. Até o PDT, que tem dois deputados estaduais, Heitor Férrer (oposição) e Ferreira Aragão (situação), poderá marchar unido nesta coligação. Até o momento não tem adversário em potencial para desbancá-lo do cargo.
No Icó, a única certeza é a candidatura à reeleição do deputado estadual Neto Nunes (PMDB). Jaime Júnior (DEM) ainda precisa vir a público dizer o que pretende para as eleições 2010. O que se sabe é que seus correligionários afirmam categoricamente que ele é candidato ao Legislativo Estadual. Se é por que adiar a divulgação da candidatura? Precisa dizer o "sim" o quanto antes. Afinal, a região terá vários candidatos fortes, como a vereadora de Orós, Luhanna Bezerra; Daniel Oliveira, sobrinho do deputado federal Eunício Oliveira (PMDB) e o próprio Neto Nunes. Quanto mais adia a decisão, pior fica para as suas pretensões.
As duas candidaturas, tanto a de Neto, como a de Jaime, representam o município de Icó. As outras são as galinhas de rapina, que só aparecem na cidade em época de eleições. A história está aí para mostrar. Não adianta levar candidatos de fora para dentro de Icó só para ganhar minguados votos. 800, 250 e até menos foram os votos recebidos por candidatos A e B. A grande maioria do povo ficou com o deputado Neto Nunes. E a tendência nesse ano, caso se confirme as duas candidaturas icoenses, é ser dividido o bolo eleitoral. É só isso o que os cidadãos de Icó querem.
Só nos resta esperar o mês de junho chegar para sabermos definitivamente quem será quem nestas eleições que promete ser uma das mais disputadas dos últimos anos.