quinta-feira, 20 de maio de 2010

Icó na UTI

É lamentável vermos a situação em que se encontra o atual estágio de administração da Prefeitura Municipal de Icó. Praticamente nada funciona normalmente. Daqui uns dias, o Palácio da Alforria abre concordata. Do jeito que está, não pode ficar.
Falta merenda nas escolas, o Hospital Regional funcionando precariamente, transporte escolar e os carros da Secretaria de Saúde paralisados são alguns dos exemplos que hoje caracterizam o governo do prefeito Marcos Nunes (PMDB). Sem falar nos salários dos funcionários contratados que estão em atraso. "É um verdadeiro samba do crioulo doido".
Estamos vivendo como na antiga Roma, com pão e circo. Mas um amigo meu de Icó diz assim: "Só circo porque o pão já acabou há tempos". E é a pura verdade. O mais cômico de tudo isso é que o povo de Icó está adorando ver o barco afundar. Só falam de festa e do Forricó, raríssimas são as excessões. A grande maioria não se preocupam com os destinos e o futuro de nossa cidade. Icó está um verdadeiro caos. A individualidade de nossos governantes beiram às raias do insustentável. E o povo, pobre povo, não está nem aí.
E o pior de tudo isso é o prefeito Marcos Nunes passar dias sem aparecer na cidade, parece que se esconde dos problemas que o município está passando. É lastimável. Na última festa dançante na cidade, ele falou que pode faltar tudo, mas que o Forricó não vai deixar de ser realizado. Para ele, o dinheiro pode ser de Ministérios, do Governo do Estado ou da Prefeitura, mas a festa em julho vai ter sim. E sabe como o povo reagiu? Todo mundo gritou. Pobre terra de um povo acultural.
No site Icó é Notícia tem um resultado de uma enquete sobre a área que mais necessita de atenção por parte do poder público. E não deu outra. A maioria os internautas votaram na Saúde. E não é para menos. É a Secretaria mais desorganizada de todo o organograma do Paço Municipal. O secretário Daniel Peixoto não tem nenhuma autonomia. Casualmente, quem administra e dar o grito final, é a sub-secretária Cynthia Arruda, sem nenhuma experiência em gestão pública. Mas vá entender, né? Sem sombra de dúvidas, a Saúde de Icó está definitivamente na UTI.
Como jornalista e como cidadão icoense fico indignado com tanta desordem administrativa instalada em nossa terra. É hilário e - ao mesmo tempo - vergonhoso. Fica a minha revolta!