domingo, 30 de maio de 2010

Programa Mais Educação

Por Thales Cavalcante (foto)*

O Programa Mais Educação foi criado pelo Governo Federal em 2008 com o intuito de aumentar a oferta educativa nas escolas públicas, a fim de melhorar o ambiente escolar e o rendimento das crianças através de atividades optativas realizadas no contra-turno correspondente ao horário em que o aluno está matriculado.

A intenção é fornecer acompanhamento integral a escolas com baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) com Acompanhamento Pedagógico, Meio Ambiente, Esporte e Lazer, Direitos Humanos, Cultura e Artes, Cultura Digital, Prevenção e Promoção de saúde, Educomunicação, Educação Científica, e Educação Econômica.

Esse ano, o programa Mais Educação já atende mais de 10 mil escolas nas capitais e regiões metropolitanas, além de cidades com mais de 163 mil habitantes para beneficiar mais de 3 milhões de estudantes.

Para o desenvolvimento de cada atividade, o Governo Federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades.

Os monitores são, preferencialmente, estudantes universitários de cursos que estejam relacionados às atividades. Essa é uma ótima oportunidade para universitários que procuram um estágio que fornecerá uma experiência única, na qual levarão para a vida inteira.

Mais informações no portal.mec.gov.br

* Thales Cavalcante é estudante de Publicidade e Propaganda da Faculdade Cearense (FAC) e monitor de Rádio Escolar no Programa Mais Educação.