quinta-feira, 6 de maio de 2010

Até quando o esporte em Icó não será tratado como política pública?

Excelente. É assim que classifico o artigo do leitor Ulisses Ribeiro Neto publicado no blog do advogado Fabrício Moreira da Costa. Realmente, é triste vermos a falta de políticas públicas nas administrações municipais espalhadas por este Brasil afora. Este mal acontece basicamente em quase todos os municípios brasileiros. Mas sabemos também que existem gestores públicos comprometidos com o povo e suas demandas.
Educação, saúde, esporte e lazer são políticas públicas sociais e que todo governo devem priorizá-las. A juventude sente falta desses projetos, principalmente quando você ainda é criança e adolescente. Estas quatro políticas estão asseguradas na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Infelizmente, nem todo governo cumpre. A maioria fazem "ouvidos de mercador".
O que acontece com o jovem Jernandes Nogueira Ferreira, icoense como eu e filho do grande tricolor Glaudécio, não é um caso isolado. Muitos jovens saem de Icó por falta de oportunidades e de apoio, principalmente por parte do poder público. Leia-se: Prefeitura Municipal. Tem cidades no Brasil que esporte é sim prioridade. Aí mesmo na vizinha cidade de Iguatu, que foi Distrito de Icó, o prefeito Agenor Neto (PMDB) faz um belo trabalho entre os desportistas iguatuenses. Querem outro exemplo? O prefeito de Mombaça, Wilame Alencar (PSDB), é outro administrador amigo do esporte. Não é à toa que o futsal de Mombaça é reconhecido no Ceará todo. Tem muitos atletas excelentes. Falo com propriedade porque tenho muitos amigos que jogam até na seleção do município.
No município de Icó, o esporte ainda está muito aquém. Entra prefeito, sai prefeito e ninguém prioriza esta área, que é tão importante em nosso meio social. No período em que o ex-prefeito Jaime Júnior (DEM) esteve a frente da Prefeitura Municipal, ele até ensaiou priorizar o esporte, aprovando na Câmara e depois sancionando a lei que criou a Secretaria de Esporte e Juventude, desmembrada da Secretaria de Cultura e Esporte. Mas não deu tempo de colocar as suas metas em prática. O prefeito Marcos Nunes (PMDB) assumiu em 2009 e até agora nada de concreto foi feito nesse setor.
Jernandes é apenas um. Se formos fazer uma lista de pessoas que sairam de Icó por falta de apoio, teríamos que escrever várias laudas. Esta mesma dificuldade também aconteceu com outra grande promessa de nosso futebol, o Ryan Alves, bola cheia do Fantástico, da TV Globo. Mas "Deus escreve certo por linhas tortas". Jernandes está no Ceará e Ryan é do rival Fortaleza, mas está emprestado ao São Benedito Esporte Clube. Leram certo? Pois é! A cidade de São Benedito, na serra da Ibiapaba, tem um time de respeito e é da segunda divisão do Campeonato Cearense. Pode? Icó realmente nos deixa a desejar em muitos sentidos.