quarta-feira, 19 de maio de 2010

Para Refletir!


Você é o que ninguém vê
Por Luan Rocha*

No meio do tempo você nasce, cresce e por fim morre, mas o que faz a diferença é o que existiu como história, o que você viveu! A construção de uma vida, de uma única e incomparável vida, eis tu responsável por escrever o teu livro, e também responsável por toda forma de amor ou não emanada pela força do seu aforismo. Tudo que aconteceu moldou ou moldará de alguma forma, e realmente é o que ninguém ver.

Você é o beijo de seu pai na barriga de cinco meses que te carregava, que você sentiu sem saber, e sem saber isso fez diferença, você é o choro do primeiro dia de aula por sua mãe te deixar só, ou por esgotar o tempo de brincar com seus mais novos amigos, você é o biscoito de estrela e o pão mergulhado no café com leite, e a foto de quando era criança dentro da mesinha do quarto dos seus avôs, você é o suor do seu pai e sua mãe, e o sonho mais lido do amor deles, você é a sua redação de férias narrada enfrente a sala com vergonha ou entusiasmo, e aquela noite que relampeava e trovejava que você desejou e correu para a cama dos seus pais onde encontrou acolhimento e confiança, - representando alguns medos que nos faz correr a encontro da nossa segurança. Você é a coragem de esbarrar sua barriga na onda que quebra no mar, ou o correr para não cair em meio toda espuma, você é o banho de chuva na rua com aquelas amigos que estão longe, mas vivos no coração de quem guardou com saudade as alegrias vívidas. Você é sua vontade, seu desejo, seu instinto, prazeres e pensamentos e isso ninguém vê, nem você... Você é a sua adolescência, e suas descobertas, é o singular responsável por sua inteira felicidade. Você é a inquietação do seu corpo, desejando as suas delícias, e o calor externado e recíproco do abraço.

Você é, e descobre sozinho na paciência de calar, e pensar, fazendo brotar no coração a idéia de retrospectivo e prospectivo de sua vida, sentindo o que ninguém vê. - O agora é milagre e eu vivo com intensidade. Analisando as escolhas de outrora, até essa data e se entregando para um minuto seguinte, de um tempo que ainda virá novos sentimentos, rumos, pessoas, títulos, situações, lugares, e o atual motivarão sucessivamente pensamentos, atalhos diferentes, adaptando você a ser realmente você, e o que ninguém vê. Você é seu gosto, a cor que escolheu para pintar a casinha na tarefa de casa do jardim de infância, você é suas verdades e seus mistérios sobre o dia que não terminou e a luz que brilha sua crença, você pode ser o egoísmo do mundo, ou partilhar de todos os dias, você é a saudade e o sorriso meia boca que te faz lembrar o amor platônico que passou, e sua imaturidade o fez pensar que era para sempre, Você é suas ideologias, mas se queres aprender e crescer escute as dos outros e some-as com as tuas, o que sobrar e não for aceito é o que sua alma não digeriu.

Quero lhe falar a minha única certeza que você não é; você não é um estereótipo de pessoa que nasce do julgar de outra que te viu por quinze minutos ou menos até, e por vício traçou toda sua história de vida, caráter, personalidade, isso você não é, - E mais do que nunca me convenço que você é o que ninguém vê. Um dia aprendi que Jesus nos ama e com seu imensurável amor ele nos muda, e nos faz melhores, isso acontece por que ele com amor ver o que nós não conseguimos, e o que podemos ser, e o que ninguém vê, nem o próprio dono do coração, contêm esse dom. Quando amamos com verdade o nosso próximo podemos ver o seu melhor, e podemos torná-los melhores, o intimo senti toda essência que com afeição surgi como milagre dentro de um tempo coberto de hipocrisias e egoísmo, e reconheço ai o mandamento que é amar o próximo como a ti mesmo, Por que assim como ele, se nos permitimos podemos somar no outro os valores de harmonização do mundo. - Sou do pensamento que eu construo a minha personalidade e isso ninguém ver, o que eu posso descobrir, e conhecer, são aflorar minha interiorização e conhecer minhas limitações em todos os sentidos, e o que expus que o meu próximo tens a graça de sentir tudo com afeição é uma verdade que eu já vi acontecer. Sentir é surpreendente, a sensibilidade nos permite ver, ser, receber e externar além das linhas dos limites, lá ao longe do horizonte que parece distante...

O que ninguém ver em mim é privilégio do seu sentir, aqui ou nos quatros cantos do mundo, pra existir história tem que existir veracidade. E esse prodígio de sentir o próximo eu tenho fé que acontece muito por esse mundo afora. O que ninguém ver é a diferença, o que ninguém ver é o que estar dentre as vírgulas e pontos pensantes do texto da vida, que edifica o mistério que é conhecer o próximo, e suas diferentes histórias.

O que expresso ninguém pode ver, mas pelo artifício da escrita vocês podem sentir e viver essa epopéia do jeito que você almeja e escreve sua vida.

* Texto escrito pelo modelo Luan Rocha, chará do modelo Luan Matias. Luan Rocha recentemente foi eleito através de votação online, garoto propaganda das Lojas Esplanada.