domingo, 23 de maio de 2010

Lá das bandas do Cariri e da terra do Padre Cícero recebemos o seguinte texto do amigo Samuel Wagner


Um Bom Dia Para Se Construir

Começar meu texto enfatizando o desenvolvimento humano é como fazer uma cadeia de todos os processos que surgiram desde a pré-história aos tempos modernos, A estrutura de uma organização para funcionar, entende humanamente que precisa de uma escala de tempo para dar ênfase a uma determinada necessidade.

Não se pode falar em organização de uma empresa sem conhecer o processo comunicativo de um determinado conjunto operacional que nela existe. Na indústria da construção civil, fator altamente relevante nos tempos de ascensão no mundo globalizado se tem a necessidade de um empreendimento voltado para o proprietário, é um conjunto de análises de necessidades aferindo ao projeto condições viáveis ao seu funcionamento e bem estar. Na segunda parte voltada para canteiro de obras se tem a chamada esteira de montagem, nela contida toda a engenharia de suprimentos, os chamados de processos e produtos, que obedecendo ao tempo cronológico de montagem há uma cadeia de ramificação em diferentes prioridades com determinadas etapas, mas para que a produção funcione é necessário se por a prática o chamado Feedback, e gerir como essa “palavrinha” é algo realmente desafiador na indústria da construção.

Quando se fala em administrar pessoas com diferentes funções é preciso primeiramente ser um humano de verdade, começar pelo um bom dia do topo a base da pirâmide na hierarquia de posições, é preciso tambem saber escutar além de somente se impor. O bom administrador deve primeiro escutar, analisar, e naturalmente se obtém as melhores soluções para um “ gargalo” que possa vir a surgir, assim como também, trabalhar para evitar, e se obter resultados cada vez melhores, com um custo real numa condição de prazeirosa, incansável e racional. O mercado da construção civil muito tem colaborado para o desenvolvimeto sustentável da sociedade, então procuremos valores as pessoas que fazem acontecer, que colaboram desde a fundação de pedra argamassada ou concreto armado ao fino acabamento.

Segundo Frederick Winslow Taylor acreditava que oferecendo instruções metódicas aos trabalhadores, ou seja, treinando-os, haveria possibilidade de fazê-los produzir mais e com melhor qualidade, Já Henri Fayol analisava o resultado da divisão do trabalho com o planejamento. Temos os índos, exemplos vivos de uma organização que se tem uma maneira de se construir voltado aos seus costumes e sua realidade local, são teorias complexas que são exemplos de desempenho que ainda hoje são fundamentais para que consigamos o determinado objetivo, é termos a certeza de contribuir começando com um simples bom dia, fazer de nós um diferencial complexo para melhorar o nosso Eu.


Samuel W.S Figueiredo

Tecnólogo em construção de edifícios

IFCE – Campus Juazeiro do Norte