segunda-feira, 25 de março de 2013

"Tiradas do Baú"


A tradição continua em alguns órgãos públicos do município de Icó.

Na Secretaria do Trabalho e Ação Social, nesta semana, tive a grata felicidade de chegar lá, que está sob novo endereço, no bairro Novo Centro, e ver que os seus funcionários tem direito a lanche, no horário de 15 horas, o que consideramos absolutamente normal.

Mas o melhor de tudo isso é que um dos ingredientes consumidos é um biscoito estilo cream crack, tamanho bem pequeno, que fica uma delícia quando assado no fogão. O produto alimentício é sempre acompanhado por café ou chá.

O que pouca gente não sabe, especialmente a nova geração de icoenses, é que alguns órgãos da administração municipal mantém esta tradição há muito tempo. O biscoito em questão ficou conhecido como "biscoito Jaime Alencar", que era o prefeito na época e que sempre autorizava a distribuição deles nas Secretarias Municipais.

Fui lá nesta semana e percebi que a tradição continua. Aliás, também aproveitei para tomar aquele cafezinho quente, degustando esses biscoitos assados, mas que fica muito bom se colocado dentro da xícara com café. 

A tradição faz a alegria de seus funcionários, que trabalham mais motivados em busca de objetivos comuns. É bom chegar na Secretaria do Trabalho e Ação Social e ver que lá o clima de felicidade é estampado no rosto de cada um daqueles inestimáveis colaboradores da Dra. Virlena Rios, que a cada dia mais se destacam pelas ações desenvolvidas na área social.

Espera-se que a tradição do "biscoito Jaime Alencar" continue firme e forte. Enquanto isso, vou ficando por aqui, na certeza de que, neste horário das 15 horas, sempre a Setas/Icó manterá esta chama de bem receber a população icoense, especialmente os mais carentes, que necessitam ser incluídos em seus vários programas sociais. E detalhe: quem chega lá é convidado a sentar na mesa, sem distinção nenhuma.

Para quem não sabe, Jaime Almeida Alencar (in memorian) foi prefeito de Icó somente dois anos. No final da década de 1980, foi eleito vice-prefeito icoense, ficando no cargo até o início da década de 1990. 

Após alguns longos anos, outro Jaime é eleito prefeito de Icó. Dessa vez, trata-se do prefeito Jaime Júnior (DEM), eleito em 2012, para um mandato de quatro anos, que se estende até o fim de 2016.