sexta-feira, 22 de março de 2013

Comunicação interna é destacada em encontro da Ascom!

Este blogueiro e jornalista, que estar como assessor de Comunicação e Imprensa (Ascom), da PMI

Ombudsmans Municipais presentes no encontro, um momento bem descontraído e proveitoso


Mais um projeto da Assessoria de Comunicação e Imprensa, da Prefeitura Municipal de Icó, é colocado em prática.

Na tarde da última quinta-feira (21), no auditório da Secretaria de Educação, a Ascom apresentou o projeto intitulado "Ombudsman Municipal", uma palavra trazida do jornalismo para o cotidiano da comunicação interna da administração pública icoense. É de origem americana, já que o nosso jornalismo brasileiro sofre muito com a influência do jornalismo norte-americano.

Para quem não sabe o que é Ombudsman esclarecemos aqui e agora: é muito usado no jornalismo impresso, é um jornalista, eleito por um Conselho de Leitores, para atuar na comunicação interna da empresa jornalística. Ele tem a missão de criticar os próprios colegas de redação, fazendo com que o trabalho seja aprimorado em benefício de todos. Escreve uma coluna semanal, geralmente aos domingos, relatando todas estas críticas, que devem ser construtivas sempre. No Ceará, o único periódico que tem a figura do ombudsman é o jornal O Povo, o mais antigo do Estado em atividade.

Aqui, no âmbito da Prefeitura Municipal, a tarefa do "Ombudsman" será de trabalhar a tão falada comunicação interna entre secretários, assessores, coordenadores e funcionários, levando um discurso unificado em nome da gestão atual, falar a mesma linguagem, fazendo com que todos os servidores de cada Secretaria possam ficar informados sobre o que ocorre em todo o governo, seja através de eventos, inaugurações, lançamentos e algo mais. Ele será uma ponte entre a Assessoria de Comunicação e Imprensa da PMI e cada órgão que completa o seu organograma funcional.

Vale lembrar que todas as indicações, entre um titular e um suplente, foram enviadas, por ofício, a Ascom por cada Secretaria Municipal. Dessas indicações, alguns participaram desse importante encontro, onde explicamos cada passo a respeito do projeto, abrimos para o debate e ao final foi servido um delicioso sorvete de flocos.

Participaram os seguintes "Ombudsmans Municipais": Luiz Bernardo da Silva Júnior e Daniela Rodrigues (Educação), Manoel Bonfim Dias (Infraestrutura), Aniceto Bruno Lima de Andrade e Rubens Bento Ferreira (Trabalho e Ação Social), Amanda Caetano Arruda (Segurança Pública e COTRAN), Filipe Almeida dos Santos (Esporte e Juventude), Mônica Lima Brasil (Meio Ambiente), Cleudiberto Dantas da Silva (Agricultura) e Ana Isabel Costa Lima (Saúde), além de Rafael Lira e Luan Almeida (Ascom). Todos estes são titulares ou suplentes, respectivamente.

Deixaram de comparecer: Cultura e Turismo, SAAE, Hospital Regional, Ouvidoria Geral e Finanças, o que faremos uma visita pessoalmente para explicar o projeto e coletar os nomes.

# Fotos/crédito: Rafael Lira (Ascom)