sexta-feira, 22 de março de 2013

Data é lembrada em Icó (CE). Afinal, Água é vida!

O Serviço Autonômo de Água e Esgoto (SAAE) e a Secretaria de Meio Ambiente de Icó não deixaram passar em branco o Dia Mundial da Água, que transcorre nesta sexta-feira (22).

Em um proveitoso evento, no auditório do Centro Social Urbano (CSU), nesta manhã, os dois órgãos públicos receberam alunos da Escola Manoel Antônio Nunes, Escola Professora Lourdes Costa e Colégio Senhor do Bonfim.

Matheus Monteiro Bizarria, diretor-geral do SAAE, e Danilo Maciel, secretário de Meio Ambiente, fizeram a abertura do evento, que ainda contou com a presença da professora Maria Lima, representante da Secretaria Municipal de Educação, parceira do encontro.

Após, os dois painelistas abordaram os seguintes temas para os estudantes presentes: "Manejo e Tratamento de Água para Consumo Humano" ficou a cargo do técnico do SAAE, diga-se de passagem, servidor efetivo de carreira da autarquia, Edson Menezes. Já a outra temática girou em torno da pauta: "O Rio Salgado e a questão ambiental", sendo ministrada pelo professor João Anselmo, coordenador do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Icó e dono do Blog Sustentando.

Já no final foi formada uma mesa redonda, que teve como mediadora, a secretária adjunta de Meio Ambiente, Mônica Brasil, que organizou o debate entre os dois painelistas citados acima, com perguntas dos próprios estudantes. Em seguida, houve uma dinâmica e a exibição dos trabalhos de cada um no painel que será analisado posteriormente (respostas).

Enfim, será a partir deste evento que o município tentará buscar concorrer, de igual para igual, ao Prêmio Selo Verde, onde jamais foi contemplado com tamanha honraria.

Parabéns pela iniciativa de se comemorar o Dia Mundial da Água.


Matheus Monteiro na abertura dos trabalhos

Painel montado para exibir trabalhos dos estudantes. Ideia bem bolada!

O futuro do vereador Evandro Juvino. "Filho de peixe, peixinho é!" O garoto da foto se chama Evandro Filho, um dos participantes do debate

Anexando o seu trabalho no painel ecológico

Mônica Brasil, professor João Anselmo e Danilo Maciel

Parte da plateia formada basicamente por estudantes

Professor João Anselmo tecendo sobre o seu importante tema

Voltaire Xavier, assessor de Comunicação e Imprensa da PMI, serviu ao evento como mestre de cerimônia

Livreto distribuído na ocasião

Mônica Brasil enaltecendo o debate proferido

Estudantes do Colégio Senhor do Bonfim marcaram presença

Pouca idade e já demonstrando maturidade para assuntos de gente grande


# Fotos/crédito: Rafael Lira (Ascom)