segunda-feira, 4 de março de 2013

"Tiradas do Baú"


04 de março de 1978.

Dia em que o casal Voltaire Xavier Filho e Ana Farias Xavier (Naninha), meus pais, casaram na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Expectação e cuja festa aconteceu nas dependências do Cabana Clube, quando este era uma entidade social gerida por sócios e por uma diretoria.

Hoje, o casal em questão está comemorando 35 anos de matrimônio, tornando-se até os dias atuais referência de exemplo para os quatro filhos: Voltaire, Rennan, Natacha e Níkolas, todos formados e com profissões definidas.

Ao longo de todo este tempo, papai e mainha construíram suas vidas pautados na honestidade e humildade. Assumiram posições de destaque na sociedade icoense e nem por isso deixaram de ser o que sempre foram.

Meus genitores atualmente são professores aposentados da rede estadual de ensino. Foram professores de muita gente que hoje ostenta posições de destaque na sociedade de Icó ou fora dela. Ele, lecionando Química, Ciências e Biologia. Já ela ensinando Inglês, Português, Literatura e Redação.

Nas escolas em que passaram deram a sua contribuição para uma vida toda. Foi assim no extinto Ciente - Centro Icoense de Ensinos Técnicos, onde foram diretores por muitos anos, após o afastamento de Dr. Vicente Alves Sobrinho (in memorian). Foi assim nas Escolas Vivina Monteiro (ele e ela), Ana Vieira Pinheiro (ele, foi diretor também), Colégio Senhor do Bonfim (ele e ela), CERE Padre José Alves de Macêdo (ele e ela) e extinta Escola Recanto da Criança (ela).

Os dois pertenceram ao antigo Lions Clube de Icó, chegando a serem o casal presidente por três gestões. No caso dele, galgando o espaço de 1° vice-governador do extinto Distrito L-15 (Ceará), hoje chamado Distrito LA-4.

Atualmente estão vivendo unicamente para a família. Deram muita garra para que a educação de Icó pudesse dar um salto de qualidade. Deixaram o seu legado plantado para que as novas gerações de professores icoenses possam levar adiante.

35 anos não são 35 dias e nem 35 meses. Estamos nos referindo a muitos anos. Por este motivo aqui deixamos esta pequena homenagem, traduzida nestas poucas palavras, a este casal nota 10, em nome desse blogueiro e jornalista (seu filho mais velho), meus irmãos, de toda a minha família materna e paterna, bem como da sociedade icoense, que deve muito a estes dois professores, que casaram-se aqui sob as bençãos de Nossa Senhora da Expectação, plantaram frutos aqui e aqui moram até hoje.

Parabéns, papai e mainha pelos 35 anos de casamento sólido e firme.