quinta-feira, 14 de março de 2013

11 contra quatro, mas é por enquanto!


A Câmara Municipal de Icó evidentemente é uma Casa política. Disso todos nós já sabemos.

É lá que se discute os projetos de lei, requerimentos e projetos de indicação dos nobres vereadores. Como também audiências públicas como, por exemplo, esta que será realizada na manhã desta quinta-feira (14) sobre segurança pública, a partir das 9 horas, no Plenário Antônio Barbosa de Souza.

Lá, nós temos divergências políticas envolvendo o Poder Executivo e o Poder Legislativo. Existe a função de "situação" ou "oposição". Isso é normal numa Casa eminentemente política, que traz na sua nomenclatura a denominação também de "Casa do Povo".

Hoje, o Poder Executivo possui 11 vereadores ao seu lado, após a vinda do vereador Evandro Juvino (PSD) para o grupo do prefeito Jaime Júnior (DEM), aumentando a sua larga bancada na CMI e, ao mesmo tempo, enfraquecendo a bancada de oposição e o grupo da família Nunes.

Em termos de Câmara Municipal considero perfeitamente normal um vereador ser eleito por um grupo e depois anunciar apoio ao grupo que se elegeu - basta ver o que acontece no âmbito de Governo do Estado e Assembleia Legislativa. Como já disse, a CMI é uma Casa política e o edil tem que procurar o que melhor ele considera para o seu mandato e seus eleitores. Que seja bem-vindo, Evandro Juvino!

E que o próximo que vier também venha para solidificar a verdadeira mudança que o Poder Executivo está propondo para o município de Icó. Para um vereador é sempre importante votar pelo bem de seu povo e, como a CMI é uma Casa política, ficando na oposição isso não será tarefa fácil por conta das paixões políticas dos que hoje fazem parte da ala oposicionista ao Palácio da Alforria. Acredito que ainda virá mais um. É questão de tempo. Que seja bem-vindo também!

Bora pra frente!