sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Orós ganha prêmio em duas categorias


O município de Orós recebeu em Brasília o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar. Orós foi destaque, sendo o único do Brasil a receber dois prêmios: Desenvolvimento Local, pelas ações na agricultura familiar; e Eficiência Nutricional, pelas ações de educação alimentar nas escolas. A entrega foi feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, e pelo presidente do conselho gestor da ONG Ação Fome Zero, Antoninho Marmo Trevisan. Orós e Aracati foram os únicos municípios do Ceará entre os 25 municípios selecionados em todo o País. Aracati recebeu o prêmio na área Administrativa e Financeira.
“Receber esse prêmio é uma grande alegria para o município de Orós, pois durante a Administração Orós que o Povo Quer temos trabalhado para garantir que todos os estudantes do nosso município tenham acesso a uma alimentação saudável, nutritiva e saborosa. Além disso, temos estimulado a agricultura local, adquirindo dos produtores alimentos para complementar a merenda. A premiação mostra que o nosso trabalho tem dado certo. É resultado do nosso esforço na área da merenda escolar”, afirma a prefeita de Orós, Fátima Maciel Bezerra.
Uma novidade nesta sexta edição do prêmio foi a homenagem especial às merendeiras. Para Trevisan, as merendeiras precisam ser capacitadas e estimuladas constantemente para que preparem uma merenda ainda melhor e sirvam bem às crianças. Na oportunidade, o presidente Lula entregou um troféu para a merendeira Viviane Vieira, de Ribeirão Bonito (SP)
SOBRE O PRÊMIO

O prêmio tem como objetivo destacar os prefeitos que realizam gestões criativas e responsáveis no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e disseminar essas boas práticas para que sejam conhecidas e adotadas por outras prefeituras do País. “Conhecer e valorizar experiências exitosas é um passo importante para incentivar o gerenciamento público do PNAE com a seriedade e a responsabilidade que ele exige”, diz a nutricionista Virlena Rios, coordenadora do Programa de Segurança Alimentar de Orós. A seleção dos vencedores foi realizada o longo de oito meses por uma comissão julgadora formada por especialistas e professores das áreas de nutrição, educação, administração pública, políticas públicas, economia e desenvolvimento local.
MERENDA CAMPEÃ

Atualmente, cerca de 4.500 estudantes da rede pública de ensino de Orós recebem merenda escolar de qualidade, com cardápio variado elaborado por profissionais especializados. Conforme a nutricionista Virlena Rios, o cardápio inclui galinha caipira, filé de peixe, sucos, frutas, verduras, iogurte, arroz, macarrão e biscoito. “Há uma preocupação da prefeita em investir na merenda escolar a fim de proporcionar uma alimentação de qualidade aos estudantes das escolas públicas”, afirma.
A merenda escolar de Orós é adquirida com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), sendo suplementada pela prefeitura por meio do Programa de Aquisição de Alimentos, que compra alimentos diretamente dos produtores da agricultura familiar do município.
Para a prefeita Fátima Maciel, a aquisição de alimentos de pequenos produtores rurais e a preocupação em conscientizar os estudantes sobre a importância da alimentação saudável contribuíram para que Orós fosse premiado. “Muitos produtos servidos na merenda escolar são oriundos da agricultura familiar, favorecendo o desenvolvimento local. Além disso, nós também capacitamos os professores para que eles realizassem oficinas sobre alimentação saudável com os alunos”, explica a prefeita Fátima.